Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Turismo

Além das praias: descubra o que Fundão tem para oferecer

20 de Janeiro de 2018 Autor: Rosi Ronquetti

Reprodução/ Paragliding Map Além das praias: descubra o que Fundão tem para oferecer O Parque Natural Municipal do Goiapaba-açu abriga uma bela montanha que se destaca em meio à paisagem pela sua imponência

Dando sequência à série de reportagens sobre roteiros de férias e passeios, o jornal Correio do Estado mostra as opções de lazer e turismo de Fundão, além da praia. Distante 50 km da capital Vitória, Fundão esconde belezas naturais de encher os olhos. Confira:

 

Cachoeiras:

Cachoeira do Jarrão (Cachoeirão)

Em um trecho pedregoso do rio Fundão está a Cachoeira do Jarrão. Com várias quedas d'água, a cachoeira tem um poço navegável de dez metros de largura e uma corredeira de 15 metros de altura por 500 metros de extensão. O local oferece serviço de bar, suporte à pesca, área para acampamento e espaço para churrasco. É uma área ideal para passar horas de tranquilidade e diversão com a família ou grupo de amigos.  

O visitante pode ainda aproveitar o passeio para conhecer de perto um antigo alambique ainda em funcionamento. A cachoeira fica distante cinco quilômetros da sede, pela rodovia ES-261 sentido a Praia Grande.

Contato: (27) 99936-0155

 

Cachoeira de Piabas (ou Cachoeira Pedrini)

Escondida nas montanhas que liga Três Barras a Piabas, a menos de 11 quilômetros do centro de Fundão, a cachoeira Piabas é um local calmo, com clima agradável e visual deslumbrante. É um ambiente ideal para usufruir e relaxar cercado de natureza.

Caso o visitante queira se hospedar e passar alguns dias em meio à natureza, o espaço dispõe de um casarão centenário e estrutura para receber famílias inteiras. Outros atrativos do local são: área para churrasco, campo de futebol de areia, além claro da cachoeira que corta toda a propriedade, cercada de árvores frutíferas com pequenas criações e plantações.

Para chegar até lá, quando estiver em Fundão siga sentido a localidade de Três Barras, ou também, usando a BR 101 por 2 km pelo asfalto e entrando em Pendanga, no município de Ibiraçu, percorrendo cerca de 10 km de estrada de chão até ao local.

Contatos: (27) 99974-2145 / (27) 98138-6620

 

Natureza:

Parque Natural Municipal do Goiapaba-açu

Com 46 hectares de extensão, o parque abriga a Goiapaba-açu, uma bela montanha que se destaca em meio à paisagem pela sua imponência. O local oferece um conjunto de atrativos compostos de riachos, cachoeiras, corredeiras, paisagens marcantes e pela Mata Atlântica preservada que confirma a riqueza da região, além de diversas nascentes que formam piscinas naturais.

A vegetação é um atrativo a parte. Por lá é possível encontrar bromélias, orquídeas, jatobás, macanaíba, canela, pau-pereira entre outras espécies, algumas em extinção.

O Parque conta ainda com Centro de Visitantes, viveiro de mudas nativas, Observatório Astronômico e diversos mirantes naturais. Do Pico do Goipaba-Açu é possível avistar diversos municípios da Grande Vitória, parte do seu litoral e também os municípios de Linhares, Colatina, Ibiraçu e Aracruz.

O Parque está localizado no distrito de Irundi, a 13 km da sede de Fundão, próximo da Rodovia ES-259, que liga Fundão a Santa Teresa. Na estrada que leva ao pico o visitante pode ainda conhecer a Capela de Nossa Senhora da Vitória, construída em 1878. A caminhada até o topo dura cerca de 1h e meia (a pé) com 9 km de extensão, a estrada tem boas condições para o uso de mountain bike e veículos de passeio.

O parque funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso agendar o passeio: Contato (27) 3267-1276

 

Cultura:

Casa da Cultura

Visitar a Casa de Cultura de Fundão é fazer um mergulho no passado.  Tombado como patrimônio cultural do Espírito Santo em 1986, o sobrado foi erguido em 1882 no fim do século 19. Característico do ciclo do café, o local abriga peças de mobiliários doadas por famílias da região, além de peças que remetem às manifestações culturais do município, como por exemplo, o congo.

A casa fica aberta a visitação de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Distritos de Fundão e seus atrativos:

No Distrito de Timbuí o visitante encontra história em meio à natureza.  A barragem da antiga usina hidroelétrica, situada a três quilômetros da BR-101, tem uma queda d'água de um metro de altura e pequenas corredeiras entre pedras. É própria para banho e pesca. Também em Timbuí, a casa dos Braga, do início da década de 1900, mantém-se em bom estado de conservação e tem um comércio em funcionamento.

 

Já no Distrito de Duas Bocas, a quatro quilômetros de Fundão, fica a cachoeira do Salto, formada por uma antiga barragem de usina hidroelétrica com um metro de queda. Suas águas são turvas e frias e a margem tem areias grossas, muito agradável para banho e outras atividades de lazer.



    Comentários (0) Enviar Comentário