Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Turismo

Além da praia: Descubra o que Aracruz tem para oferecer

06 de Janeiro de 2018 Autor: Rosi Ronquetti

Divulgação/PMA Além da praia: Descubra o que Aracruz tem para oferecer O Museu Italiano reúne inúmeros objetos, fotos, utensílios que ilustram a história dos primeiros imigrantes no Brasil

Famosa em todo Estado por suas praias de águas claras e calmas, Aracruz guarda ainda outras atrações e pontos turísticos de encher os olhos de quem busca diversão ou momentos tranquilos longe do mar. Na lista estão museus, parques naturais, estação biológica, trilhas, circuito rural, aldeias indígenas e passeios de escuna, com roteiro cercado de beleza naturais.  A gastronomia do município, com influência tanto italiana quanto indígena, é um atrativo a parte.

Confira, a seguir, algumas sugestões de passeios:

 

NATUREZA PRESERVADA

 

- Estação Biológica Augusto Ruschi

Trilhas na floresta, praias tranquilas e centenas de beija-flores fazem parte do cenário real da Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR), em Santa Cruz. Ao caminhar pelas trilhas na mata, o visitante tem a oportunidade de sentir as diferentes texturas das folhagens, ver as cores vibrantes das flores e dos beija-flores, ouvir o som dos pássaros e do vento nas árvores, saborear pitangas silvestres e acerolas, além de sentir constantemente o ar puro e o cheiro de terra molhada.

A EBMAR também tem um museu com animais coletados na região de Santa Cruz e Santa Teresa, uma fonte riquíssima de conhecimento sobre a fauna local. A EBMAR está aberta ao público de terça a domingo, de 8h às 17h. Mais informações pelos telefones (27) 3250-6057 e 98119-9292.

 

- Parque Natural Municipal do Aricanga "Waldemar Devens"

O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 16h. O acesso fica próximo ao quilômetro 07 da Rodovia ES-257. No Aricanga há diversas opções de trilhas, que percorrem a floresta de Mata Atlântica. A Trilha da Barriguda, uma caminhada mais leve, tem 560 metros de extensão.

Para quem busca aventura, a Trilha da Gruta é uma boa opção. Durante a caminhada é possível observar animais que vivem na reserva e também espécies de árvores nativas. O caminho passa por uma gruta, além de várias surpresas.

Outra opção é a Trilha das Lagoas, uma das mais extensas que chega a quase 1700 metros. O percurso vale à pena, já que é possível aproveitar três lagoas localizadas dentro no parque.

 A entrada no parque é gratuita. Informações e autorizações para visitação pelo telefone (27) 3270-7067.

 

- Passeios de escuna - Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim

O trajeto do passeio de escuna é cercado por belas paisagens naturais. De um lado a mata reservada pelas aldeias indígenas e do outro a vegetação nativa. Duas empresas são credenciadas para fazer o passeio. Uma parte do cais do Pontal do Piraquê-Açu e a outra do sai do Pier em frente ao Restaurante Irajá, em Santa Cruz.

Os dois passeios fazem uma parada no Bar Flutuante, plataforma ancorada no meio do rio, a quatro quilômetros do ponto inicial do passeio, onde os visitantes têm uma hora para apreciar um mergulho no rio, as belezas do lugar, a culinária da região, e a paisagem da pedra da laje. Crianças até cinco anos não pagam. Entre seis e 12 anos pagam R$ 15, e adultos pagam R$ 15. Os horários de saída são: 10, 12, 14 e 16h e devem ser agendados previamente. Os passeios acontecem todos os dias da semana, com duração de duas horas. Contatos: (27) 99914-3941 / 99985-1964

 

AGROTURISMO

 

- Sítio Recanto das Águas

Opção ideal para família inteira, especialmente com crianças pequenas. Oferece almoço com comida caseira. Galinha, quiabo e polenta, parque ao ar livre para crianças e lagoa para banho. Para chegar ao Recanto das águas o visitante deve seguir até o distrito de Guaraná, fazer o trevo de acesso a comunidade de Desengano e seguir em frente. Daí em diante é só seguir a sinalização.  O almoço deve ser agendado. Funciona aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Contato pelo telefone (27) 99991-4605.

 

- Sítio Tia Marta

Funciona todos os dias para venda de produtos caseiros da agroindústria: capelete, tripinha, mentira, doces cristalizados, cocadas, licores entre outras guloseimas. O Sítio Tia Marta fica no distrito de Guaraná. Os produtos devem ser encomendados. Contato pelo telefone (27) 99628-3113.

 

- Sítio Poltroniere

Vende produtos da agroindústria: salgados, empadas, doces variados, panquecas, lasanhas, capeletes e ovos caipira. Atende todos os dias das 8h às 18h. Contato pelo telefone (27) 98136-7840.

 

- Rancho da Lagoa

Ótima opção para quem deseja passar momentos de lazer. O local oferece banho de lagoa, almoço, bar completo e música ao vivo aos domingos. Localizado na comunidade de Três Irmãos, distrito de Jacupemba, o Rancho da Lagoa funciona nos finais de semana. Contato: (27) 99775-2542.

 

 

CULTURA

 

- Museu histórico de Santa Cruz

O Museu Histórico de Santa Cruz, localizado no Distrito de Santa Cruz, tem por finalidade a preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Iconográfico e Etnológico do município de Aracruz.

O acervo exposto no espaço se constitui de elementos que representam aspectos da trajetória histórica do município, desde seus primórdios, remontando ao processo de colonização e ao encontro de cultura ocorridas no local.

Horários de funcionamento:

Terça a Sexta das 8h às 17h

Sábados e Domingos das 9h às 17h

Endereço: Av Pres. Vargas, S/N, Centro, Santa Cruz

 

- Museu da Cultura Italiana

Montado com pertences doados pela comunidade, tendo como objetivo preservar a história local para as futuras gerações, a ideia foi de retratar uma casa italiana com peças decorativas, enfeites e utensílios utilizados na lavoura pelos antigos descendentes das famílias da região, conservando assim os costumes e as tradições italianas.

O museu fica aberto para visitação de segunda à sexta, das 8h às 17h. No sábado e domingo abre das 9h às 17h. Endereço: Av. Gabriel Pandolfi, em frente à Praça São Cristovão – Guaraná

 

 

TRADIÇÃO INDÍGENA

 

- Aldeia Temática

Aracruz é o único município que possui índios aldeados no Estado do Espírito Santo, com duas etnias: Tupinikim e Guarani. A Aldeia Temática é um ambiente bem preservado com Mata Atlântica, animais, mangue e rio, e dá a oportunidade única de conhecer os costumes e tradições indígenas.

Os visitantes recebem ensinamentos sobre a preservação do meio ambiente e conhecem plantas e raízes que curam os mais diversos males, segundo a tradição da Nação Tupi Guarani.

No local, o visitante encontra um restaurante e uma cabana que resgata os costumes indígenas, além de servir peixes assados envoltos com folhas de bananeira.

 

A Aldeia Temática fica às margens do Rio Piraqueaçu, em Santa Cruz. Os contatos são: (27) 99606-2754 e 99959-6939.



    Comentários (0) Enviar Comentário