Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Saúde

UTI Neonatal do Hospital Rio Doce será reaberta nesta terça, 4 de julho

30 de Junho de 2017 Autor:

UTI Neonatal do Hospital Rio Doce será reaberta nesta terça, 4 de julho

Serão 10 leitos disponíveis para o atendimento de recém-nascidos de Linhares e municípios vizinhos 

Fechada desde dezembro de 2014, a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital Rio Doce, UTIN, vai reabrir nesta terça-feira, 4 de Julho. A UTIN conta com 10 leitos, quatro a mais dos que existiam quando foi fechada, destinados ao atendimento de recém-nascidos de Linhares e municípios vizinhos.

A Diretora Administrativa e Financeira do Hospital Rio Doce, Fátima Biancardi, fala dos desafios enfrentados para reabrir a unidade. “Foi um trabalho de formiguinha junto à Secretaria de Estado da Saúde, equipe de voluntárias Amigas da Maternidade, colaboradores, e principalmente, junto ao Conselho Diretor e o Provedor, Sr Ilson Alves Pessoa, que foram solidários aos anseios da instituição e a necessidade de Linhares, e demais municípios da região Norte do Estado, que a partir de agora terão a UTIN do Hospital Rio Doce como referência”, enfatiza Fátima.

Para o Diretor Clínico do Hospital, Dr. Marcus Vinícius da Silva Andrade, a reabertura da UTIN vai corrigir uma deficiência do hospital. “Atualmente temos uma média de 300 partos por mês no Rio Doce, isso significa mais ou menos 10 partos diários, esse é um número alto e poucas maternidades têm essa capacidade. Porém, isso significa que também teremos um número maior de recém-nascidos com complicações, e o hospital, até então, era deficitário no atendimento a esses bebês. A reabertura da UTIN vai corrigir essa carência até então enfrentada, e trazer um certo alívio para população”, garante Andrade.

Dr. Marcos disse ainda que a reabertura da UTIN significa mais segurança aos profissionais que trabalham na maternidade. “Os médicos e pediatras que ali atuam terão mais segurança sabendo que podem contar com esse recurso”, finaliza o Diretor. 

“Amigas da Maternidade” viabilizam reforma e ampliação da UTIN

Para pleitear junto à Secretaria de Estado da Saúde, SESA, a viabilização de recursos para reabertura da UTIN do Hospital Rio Doce, o espaço onde funcionava a unidade precisou ser todo reformado e ampliado para comportar quatro novos leitos. 

Todos os recursos para realização do projeto da UTIN foi doado pelo grupo de voluntárias da maternidade SUS do Hospital Rio Doce, “Amigas da Maternidade”.  O custo total da obra foi de R$ 41.098,43.

Maternidade será reformada e ampliada

Além da reforma e ampliação da UTIN, também Já estão em andamento os trabalhos de melhorias da maternidade "SUS" do hospital Rio Doce. Os trabalhos contemplam, entre outras medidas, a construção de uma enfermaria com sete leitos para gestantes de alto risco, sala de parto humanizado, duas salas de cirurgias obstétricas para cesariana, e três leitos para método Canguru. A reforma e ampliação contempla ainda pintura e a instalação de divisórias para separar os leitos da enfermaria e do pré parto, garantindo assim maior privacidade para mães e acompanhantes. 



    Comentários (0) Enviar Comentário