Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Saúde

ES tem mais de 8 mil notificações de dengue desde o início de 2017

17 de Junho de 2017 Autor:

ES tem mais de 8 mil notificações de dengue desde o início de 2017

Segundo a Sesa, casos estão diminuindo, mas os cuidados da população devem continuar

A secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou nesta semana o quantitativo de casos de dengue registrados no estado desde o início do ano, 8.019 casos até a última quarta-feira (14). De acordo com os dados da secretaria, os números estão diminuindo, mas a orientação é que a população continue tomando os cuidados necessários para combater o mosquito transmissor.

Dos casos divulgados pela Sesa, 220 são casos graves da doença e 15 são mortes sob investigação.

Os municípios de Sooretama, Linhares e Aracruz estão entre os onze que apresentaram a maior incidência de casos por 100 mil habitantes, nas últimas quatro semanas. Barra de São Francisco, no Noroeste do estado, ficou em primeiro lugar.

O número de casos tem diminuído, foram 140 entre os dias 4 e 10 de junho, inferior se comparado aos 197 casos registrados na semana anterior. A maior quantidade de notificações do ano foi registrada entre os dia 5 e 18 de março, quando 1.092 pessoas ficaram doentes.

Mas, apesar da queda no número de casos, a Sesa orienta que os cuidados da população devem continuar para que o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, não se prolifere.

Como se prevenir

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

 

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.



    Comentários (0) Enviar Comentário