Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Meio Ambiente

Mata ciliar do Córrego Rio Quartel, em Linhares, vai receber 19 mil árvores

10 de Junho de 2017 Autor:

Mata ciliar do Córrego Rio Quartel, em Linhares, vai receber 19 mil árvores

A iniciativa é uma medida essencial para a manutenção dos recursos hídricos do município e está alinhado ao projeto Linhares Mais Verde. 

O programa de reflorestamento da Prefeitura de Linhares, alinhado ao projeto Linhares Mais Verde, será executado inicialmente na região de Baixo Quartel, no interior do município. A iniciativa visa o plantio de 19 mil árvores, compreendendo a recuperação de 10 hectares de mata ciliar no entorno do Córrego Rio Quartel, que envolve 21 propriedades da localidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) é o de recuperar e manter os recursos hídricos (como nascentes) que existem na região. O projeto conta com a assistência técnica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e com o envolvimento direto da Associação dos Produtores e Moradores de Baixo Quartel e do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Além de oferecer para as 30 famílias que residem no entorno do rio a oportunidade de participar como protagonistas do desenvolvimento sustentável, o programa vai incentivar a recuperação ambiental de áreas degradadas, contribuir para preservar a natureza e promover o bem-estar dos moradores. A iniciativa se pautará na ampla mobilização social, conscientizando a população da localidade para que se aproprie do projeto e participe ativamente do plantio, da manutenção e da fiscalização. As propriedades rurais da região são responsáveis pela produção de várias culturas como a do melão, banana, maracujá, mamão, melancia, tomate e especialmente o café conilon.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Produtores e Moradores de Baixo Quartel (Aprombaq) Douglas Peruchi, a iniciativa é de grande importância, especialmente para a preservação e recuperação das nascentes da região. "A importância da realização desse projeto é muito grande para nós produtores e moradores que, sozinhos, não iríamos conseguir executar. O programa vai criar um corredor de árvores e consequentemente, impedir o assoreamento e melhorar o fluxo de água do córrego, com a recuperação de nascentes da região. Tenho certeza que vamos recuperar nascentes que existiam aqui e com o tempo morreram", destacou. 

Com a possibilidade de recuperação de nascentes desta região outro fator que será também beneficiado é a melhoria no fluxo de água da Lagoa do Aguiar, uma vez que ela é sustentada pelo Córrego Rio Quartel e atualmente está com o seu nível abaixo do considerado ideal. O secretário de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, ressalta que além da preservação, a ação vai beneficiar diretamente a população que vive nas imediações do córrego, permitindo o desenvolvimento de espécies nativas de peixes, mantendo a biodiversidade e proporcionando sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida dos moradores do entorno.

"As ações de reflorestamento previstas no projeto priorizarão regiões com danos ambientais, nascentes de rios e seus afluentes e matas ciliares, bem como a arborização urbana por meio do Plano Diretor de Áreas Verdes de Linhares. A implantação do programa tem potencial para beneficiar os mais de 161 mil habitantes do município", destacou Lucas.

Para o prefeito Guerino Zanon, o programa de Reflorestamento, que é implantado pela secretaria municipal de Meio Ambiente, será de extrema importância para a manutenção e preservação de áreas ambientais da sede e do interior do município. Ele também destacou as parcerias para a otimização e precisão nos resultados que serão obtidos durante a implantação do projeto. "O programa está alinhado com os esforços globais e ações pontuais de promoção da sustentabilidade e da educação ambiental. Contribui para a redução de gases de efeito estufa, para a consolidação de uma economia verde, inclusiva e produtiva, para a melhoria da qualidade das águas e do ar, para a amenização da temperatura ambiente e para a elevação da qualidade de vida da população", finalizou.

O Programa de Reflorestamento da mata ciliar do Córrego Rio Quartel, o projeto Linhares Mais Verde e o Plano Diretor de Áreas Verdes, que vai contar com a cooperação técnica de acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental de uma faculdade particular do município, foram anunciados na abertura da Semana do Ambiente na última segunda-feira (5) na Câmara Municipal.



    Comentários (0) Enviar Comentário