Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Meio Ambiente

Empresa em Linhares recebe e recolhe lixo eletrônico de forma gratuita

06 de Junho de 2017 Autor:

Empresa em Linhares recebe e recolhe lixo eletrônico de forma gratuita

Material é encaminhado para a reciclagem e diminui os riscos de contaminação no meio ambiente 

Caroline Pereira 

Materiais de informática, aparelhos de celular e suas respectivas baterias são alguns dos resíduos eletrônicos que centenas de linharenses acumulam em suas casas. Mesmo conscientes de que esse tipo de entulho não pode ser descartado da mesma maneira que o lixo convencional, muitos cidadãos – e até empresas – ainda não sabem como dar ao chamado lixo eletrônico, um destino apropriado.

Pensando em resolver esse impasse, a empresa ES Ambiental se coloca à disposição dos capixabas para receber e até recolher resíduos eletrônicos. O diretor, Elber dos Reis Tesch, conta que a companhia trabalha com reuso e reciclagem. Ele explica que, primeiramente, uma equipe composta por técnicos em informática e eletrônica tentam reaproveitar certos itens para que, no futuro, eles possam ser reinseridos no mercado. Se isso não for possível, outra equipe faz a desmontagem dos aparelhos e destina os diferentes materiais, como plástico, ferro, cobre e alumínio, para a reciclagem. “Já as placas de circuito impresso são vendidas para empresas de São Paulo, que trituram e mandam o material para o exterior, onde é feito o refino dos metais nobres, como o ouro e a prata”, relata Tesch. 

O diretor estima que a empresa recolha aproximadamente cinco toneladas mensais de lixo eletrônico vindo de todo o Estado, inclusive da capital. “90% do material que a gente recolhe hoje é de informática. Mas a gente trabalha com todos os resíduos eletroeletrônicos”, afirma.

Quanto ao recebimento e recolhimento desse entulho, Tesch explica que o serviço é feito de forma gratuita na maior parte dos casos (exceto quando envolve pilhas, lâmpadas, cartuchos e materiais semelhantes, que possuem um alto custo de descarte). O linharense que possui uma pequena quantidade de lixo eletrônico pode entregá-lo diretamente na sede da empresa (confira o endereço ao final da matéria). Já os volumes mais expressivos (que excedam o espaço de um porta-malas de carro, por exemplo) podem ser transportados com o suporte da própria ES Ambiental. Basta ao interessado entrar em contato com a empresa e solicitar o apoio logístico.

 

Impactos no meio ambiente

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, atualmente, o lixo eletrônico cresce três vezes mais que o lixo convencional. E o que mais preocupa neste cenário é que o descarte inadequado do lixo eletrônico oferece sérios riscos à saúde da população e ao meio ambiente. “Os eletroeletrônicos contêm metais pesados. Estes, uma vez que estiverem no meio ambiente, se incorporam aos seres vivos (plantas e animais) e se estiverem em alta concentração desencadeiam vários problemas no ser humano, como câncer, problemas neurológicos, problemas hepáticos, entre outros”, alerta Tesch.

Por isso, os interessados em diminuir esse impacto no meio ambiente podem entrar contato com ES Ambiental, que está localizada na Av. Conceição da Barra, 1050, Araçá, Linhares (ES). O telefone é o (27) 3264-0071. 



    Comentários (0) Enviar Comentário