Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Lazer e Entretenimento

Reserva Natural Vale oferece programação gratuita de férias para as crianças

19 de Julho de 2017 Autor:

Reserva Natural Vale oferece programação gratuita de férias para as crianças

Pais podem inscrever e levar os filhos entre 6 e 12 anos de idade 

Aula de dança, dinâmicas, oficinas e brincadeiras diversas vão tomar conta da Reserva Natural Vale (RNV) nos dias 20 e 21 de julho. As atividades fazem parte da Colônia de Férias da RNV, iniciativa que está em sua terceira edição e que visa proporcionar muita diversão para a garotada durante o período de recesso escolar por meio de uma interação mais próxima com a natureza.

A programação começa hoje, às 9h, com a dinâmica "Quebra-gelo", ação interativa na qual as crianças terão a oportunidade de se conhecerem mutuamente e, também, a equipe que as acompanhará durante as atividades. Em seguida, a partir das 9h30, os visitantes irão participar da oficina "Montando a Mata Atlântica", que prevê a montagem de uma pequena maquete ilustrando a área protegida pela Vale na Reserva. Para construir a "floresta em miniatura", os participantes irão utilizar materiais como papéis coloridos, recortes, biscuit e tinta, entre outros elementos.

Antes do intervalo para o almoço, das 10h30 às 11h30, será realizada uma aula de dança que envolverá vários ritmos da música popular brasileira e infantil para animar ainda mais os pequenos. Para fechar a programação do primeiro dia da Colônia de Férias, das 13h30 às 14h, será realizada a oficina "Casa de passarinho" e, na sequência, a brincadeira "Voltando no tempo", programada para ocorrer entre 14h e 16 horas. A primeira atividade contará com montagem de um ninho de passarinhos com ovos como forma de apresentar as diferentes espécies de aves que podem ser encontradas na Reserva. Já a segunda envolverá brincadeiras diversas, como queimada, esponja d'água e pega-pega.

Na sexta-feira, das 9h às 9h30, a programação terá início com a dinâmica "Que bicho sou eu?", onde cada participante receberá um crachá com a foto de um animal que faz parte da fauna da Reserva, mas não saberá que bicho representa. Por meio de mímicas, os colegas irão ajudá-lo a identificar o animal ilustrado no crachá. Na sequência, entre 9h30 e 10h30, ocorrerá a oficina de pintura em tela, seguida de aula de dança das 10h30 às 11h30. As atividades retornarão após o almoço, às 13h30, com a oficina "Morcego na floresta", oportunidade na qual a criançada irá criar um morcego com balões de ar e papel. A ideia é representar o grupo de mamíferos mais abundante em termos de diversidade de espécies existente na Reserva, os morcegos, com mais de 50 espécies. A brincadeira "Voltando no tempo" encerrará as atividades da Colônia de Férias também no segundo dia, das 14h às 16 horas.

Gratuitas, as inscrições para as atividades devem ser feitas pelos telefones (27) 3371-9702 ou (27) 3371-9703. As atividades são voltadas para crianças entre 6 e 12 anos 

Outras atividades especiais e gratuitas

Além da colônia de férias, a Reserva Natural Vale oferece uma programação especial, também gratuita, ao longo de todo o mês de julho.  Todos os dias, o local terá trilhas guiadas, de 9h às 10h e de 15h às 16h. De 10h30 às 11h30, haverá Oficina de Origami e, de 13h30 às 14h30, Oficina de Casa de Passarinho.  A atividade é aberta ao público e também aos hóspedes do hotel da Reserva.



    Comentários (0) Enviar Comentário