Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Lazer e Entretenimento

Na contramão da folia, igrejas promovem retiros de carnaval

08 de Fevereiro de 2018 Autor: Rosi Ronquetti

Reprodução/Facebook Na contramão da folia, igrejas promovem retiros de carnaval Retiro da comunidade Católica Shalom reúne pessoas de todas as idades

Longe de festas, bebidas e madrugadas a dentro, jovens, adultos e até crianças aproveitam o feriado para interagir com outras pessoas, descansar e aprofundar sua fé 

O período é de carnaval, mas para muitas pessoas está longe de ser tempo de folia. Há quem prefira opções mais tranquilas e voltadas para a espiritualidade. Por isso, durante este feriado, várias igrejas organizam retiros de carnaval, desde denominações católicas até as evangélicas.

Longe de festas, bebidas e madrugadas a dentro, jovens, adultos e até crianças aproveitam o feriado para interagir com outras pessoas, descansar e aprofundar sua fé. Na programação muita animação, músicas, danças, louvores, orações, pregações e missas.

A comunidade Católica Shalom faz neste ano sua 9° edição do retiro de carnaval. Denominado Reviver, o evento tem como tema "Para Deus nada é impossível". Vinícius Cipriano, um dos organizadores do retiro, diz que o objetivo é fazer com que as pessoas entendam o verdadeiro sentido de felicidade, além fazer uma verdadeira experiência com Deus.

"Nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam a verdadeira felicidade, algo que não acaba na quarta-feira de cinzas, mas que dura para a vida toda, e que é possível viver uma grande alegria, longe das bebidas, das farras e da sexualidade. É também uma oportunidade de levar o outro a fazer uma verdadeira experiência com Deus, porque o que preenche os nossos corações é o que Deus nos proporciona”, destaca Vinícius.

O retiro da Comunidade Católica Shalom acontece nos dias 11, 12 e 13, na quadra poliesportiva do bairro Conceição, e a entrada é franca. Os fiéis da Igreja Evangélica Batista de Linhares também já se preparam para pegar a estrada e participar de mais um retiro de carnaval. Eles vão se reunir na Fazenda Monte Sião em Santa Leopoldina a partir deste sábado (10) até a próxima quarta (14).

O Pastor Jair Delgado explica que este é um tempo a sós com Deus e novas amizades, e que vicia, por isso a procura é sempre muito grande. “Esse é um tempo de crescimento espiritual, um tempo a sós com Deus e de novos relacionamentos, quem vem a primeira vez, não para mais e         ‘vicia’. Tem pessoas que pagam durante todo ano para participar. A procura foi muito grande este ano, a ponto de ficar gente de fora por falta de vagas”, diz o pastor.

A contatóloga Ana Maria Risse, de 53 anos, participa do retiro há três anos. Para ela, essa é uma experiência maravilhosa, pois é possível se divertir muito servindo a Deus e ao próximo, mesmo longe da folia. “Hoje eu consigo entender a graça que é servir a Deus, fazer pelo outro o que um dia fizeram por mim, a alegria que não termina com o carnaval. Consigo me divertir sem beber, sem estar em ambientes que não agradam a Deus. Quero que o outro experimente tudo que um dia eu experimentei”, relata Ana.

Ela lembra ainda que estar no retiro não significa orar o tempo todo. “Participamos de teatros, brincadeiras, cultos, aprendemos com as palestras, enfim, não oramos o tempo todo”, conta.



    Comentários (0) Enviar Comentário