Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Lazer e Entretenimento

Fundão completa 84 anos de emancipação política

05 de Julho de 2017 Autor: Redação CE

Fundão completa 84 anos de emancipação política

Os principais destaques econômicos do município são o turismo, o comércio local, as indústrias e agricultura

Hoje, dia 5 julho, o município de Fundou comemora 84 anos de emancipação política. E apesar das dificuldades que a maior parte das cidades brasileiras enfrenta atualmente, os fundaoenses têm muito a comemorar e se orgulhar de sua cidade.

O município de Fundão está localizado a 53 km da capital do Espírito Santo, e faz parte da região Metropolitana da Grande Vitória. O município extrai riquezas no interior e no litoral.

Com vocação para o turismo e para a agricultura, a cidade aposta na diversificação de produtos e de negócios. Os principais destaques econômicos do município são o turismo, o comércio local, as indústrias e agricultura.

A agricultura é um destaque do município porque existem aproximadamente 800 propriedades. Dessas 800 propriedades, existem 500 famílias envolvidas no sistema da agricultura familiar. Dentre os principais produtos que Fundão produz destacamos a banana, mel e o café.

Um dos destaques é a produção de mel. Quase 70 toneladas por ano. Uma cooperativa foi fundada para profissionalizar o negócio. Garantia de renda e de trabalho para as famílias dos associados. Nessa associação dos apicultores do município, existem 16 sócios. Mas na Academia do Mel, envolvidas diretamente, nós temos 100 pessoas. Isso porque envolve a família do apicultor, desde a produção da colheita do mel até a extração e a venda.

O plantio de banana e café dividem o mesmo espaço de forma consorciada. Por ano, são colhidas 1.500 toneladas de banana, e 207 mil sacas de café. Em apenas uma das propriedades da região foram colhidas 1.600 sacas de café ano passado. 

Excelente localização

Fundão é cortado pela rodovia BR-101 e pela ferrovia Vitória a Minas. A logística privilegiada favorece o escoamento de toda a produção agrícola. Mas o território, com praia e montanha, favorece outra atividade: o turismo.

Fundão é um lugar privilegiado. Único no Estado do Espírito Santo onde  temos região de montanha e região de praia. Nós temos a Praia Grande, que movimenta um volume muito grande no verão de turistas. No início de 2007, tivemos o grande motor gerador dessa economia, que foi a estrada Fundão x Praia Grande. Ela interligou definitivamente o mar à montanha. Hoje, em 40 minutos, você sai da montanha e está na praia.

A maior parte dos empreendimentos voltados para receber o visitante está em Praia Grande. São mais de 1,2 mil leitos que hospedam turistas de todas as regiões.

O turismo na região é sazonal. O turismo na região do balneário ainda é de lazer. Embora tenha uma possibilidade de demanda de turismo de negócio, ele ainda é sazonal. Os finais de semana de sol, as pousadas ficam lotadas. E, no verão, a partir de dezembro até o carnaval é o mesmo cenário.

As indústrias também possuem grande importância para o município. Um exemplo é a empresa que produz tecnologia na área de petróleo, que hoje tem destaque nacional. Um dos seus principais produtos é o chamado slockline, que são filtros de areia para a contenção das impurezas na retirada do petróleo.

Apostando na diversificação, o município de Fundão cria alternativas e cresce a cada dia.

Irmão Lázaro é atração nacional da Festa Religiosa, Cultural e Artística da cidade

A Prefeitura Municipal de Fundão preparou uma programação especial para a Festa Religiosa, Cultural e Artística em homenagem aos 84 anos de emancipação do município.

A grande atração deste ano é o show do Irmão Lázaro (show nacional) na noite desta quinta-feira (6), e muitas outras atrações musicais e culturais irão acontecer até domingo (9), confira a programação ao final da matéria.

A festa acontecerá no palco principal montado no centro, ao lado da farmácia Fundão, situado na Avenida Getúlio Vargas. Além das atrações musicais e culturais, também haverá barracas de alimentação, feira de artesanato e a Rua do Lazer nas mediações da academia do Moacir.

Confira a programação:

- Quinta-feira (6)

18h00: Abertura dos Festejos com o Dia da Proclamação do Evangelho com a Cantora Eliete Pereira.

18h30: Fala das Autoridades Locais.

19h30: Banda Segunda Vinda

21h00: Irmão Lázaro e banda (Show Nacional)

- Sexta (7)

Encontro de Artistas com:

18h00: Grupo Pindobinha (Artistas circenses)

19h00: Os três Capixabas

20h00: Os Feras da Noite

21h00: Raspa Cana Forró Pé de Serra

22h00: Allan Salles e Banda

- Sábado (8)

15h00: Rua do Lazer com Academia dos Sonhos, com diversas atrações para as crianças.

19h00: Fábio Raízes

21h00: Léo Lima e Banda

23h00: Banda Evidance

- Domingo (9)

15h00: Rua do Lazer com Academia dos Sonhos e diversas atrações para as crianças.

17h00: Grupo Incendeia

19h30: Missa Solene na Igreja Católica Matriz São José em Homenagem 84º anos de Emancipação.

20h30: Jean e Juliano

22h30: Banda Vinil S/A



    Comentários (0) Enviar Comentário