Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Lazer e Entretenimento

FUNCULTURA: oficina sobre documentário contemporâneo com inscrições abertas

08 de Junho de 2017 Autor:

FUNCULTURA: oficina sobre documentário contemporâneo com inscrições abertas

Discutir as ferramentas teóricas necessárias para pensar criticamente o documentário contemporâneo. Esse é um dos objetivos da Oficina “Entre o real e a realidade: representação, ensaio, interação e imersão no documentário contemporâneo” que será realizada de 03 a 06 de julho, das 14 às 18h, no prédio Bob Esponja, na Ufes. Com aulas expositivas, seminários e projeções de filmes, esse curso será conduzido pelo Doutor em Comunicação Audiovisual Alberto Greciano Merino e é voltado para realizadores de audiovisual, estudantes e pesquisadores em comunicação, artes e cinema. As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 26 de junho no link http://bit.ly/2qTfd8o.

 

O projeto conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital nº 25/2016- Finalização, Difusão, Distribuição e Formação Audiovisual.

 

Tratando uma importante ferramenta de criação e de conhecimento do real, a Oficina vai destacar a potência desse gênero audiovisual para constituir imaginários que pensam o mundo, o político, o social das imagens. Esse curso integra a programação da Mostra Documentos Autorais, evento que acontece de 03 a 07 de julho, e que levará para a tela do Cine Jardins um panorama internacional do documentário com uma seleção de obras vindas de sete países e assinada por Gonzalo de Pedro, programador do Museu Nacional Centro de Arte Reino Sofia, na cidade de Madri, Espanha, e membro da curadoria do Festival Internacional de Cinema de Locarno.

 

Fazem parte do conteúdo programático da Oficina os seguintes temas: O documentário e a vanguarda artística; As representações da realidade depois do real; Fronteira e limites do documentário: o cinema de não ficção e as formas híbridas;

 

O filme-ensaio: Uma forma que pensa/um pensamento que forma; Arquivo em movimento: apropriações e reciclagem no documentário; Expansões do documentário na era digital; O webdocumentário e as interações nas redes do real; e A Realidade Virtual (VR360) e as prospecções do real nas esferas.

 

SERVIÇO

Oficina “Entre o real e a realidade: representação, ensaio, interação e imersão no documentário contemporâneo” com Alberto Greciano Merino

Data: de 03 a 06 de julho

Local: prédio Bob Esponja - Ufes/Campus Goiabeiras Vitória-Es

Inscrições gratuitas até 26 de junho no link: http://bit.ly/2qTfd8o



    Comentários (0) Enviar Comentário