Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Lazer e Entretenimento

“Só escreve bem quem lê”, diz antigo frequentador da Biblioteca Municipal de Linhares

20 de Junho de 2017 Autor:

“Só escreve bem quem lê”, diz antigo frequentador da Biblioteca Municipal de Linhares

Jocival Marchiori, diretor da Escola Estadual, contribuiu para a história do local, que comemorou 50 anos ontem (19)

Durante o evento que vai celebrar o Jubileu da Biblioteca Municipal de Linhares, que acontece hoje, às 19h (confira as informações ainda nesta página), Jocival Marchiori será um dos cidadãos homenageados por ter contribuído para a história do local. Ele, que desempenha o cargo de diretor da Escola Estadual Emir de Macedo Gomes, foi considerado um dos leitores mais assíduos da biblioteca.

Marchori conta que frequentou o local regularmente durante a sua adolescência e, naquela época, já era possível pegar alguns livros emprestados. Na sua lista de preferência estavam títulos como Vinte Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne, O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros, também de Alexandre Dumas, entre muitos outros.

Embora os compromissos do dia a dia já não permitam mais que Marchiori visite a biblioteca municipal com tanta assiduidade, ele afirma que seu gosto pela leitura permanece o mesmo e que pretende disseminar esse apego aos livros entre os estudantes. Além de disponibilizar na biblioteca do Estadual livros que a garotada da escola aprecia, ele tenta resgatar títulos da literatura clássica e brasileira nos projetos desenvolvidos em sala de aula.

Questionado sobre a importância desse tipo de iniciativa, ele observa: “Só escreve bem, quem lê”.

Programação especial celebra aniversário da Biblioteca Municipal de Linhares 

A Biblioteca Pública Municipal "Antônio Azevedo Lima" completou 50 anos ontem (19) e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer promove hoje (20) uma programação especial para celebrar a data. O evento tem início às 19 horas, na sede da própria biblioteca, localizada na Praça 22 de Agosto.

Na ocasião, a Biblioteca ganhará um selo comemorativo do seu jubileu, que será utilizado pelos Correios e entregue, em forma de honraria, a pessoas que contribuíram para a história do local: o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; a professora e contadora de histórias Josmari Araújo dos Santos; o fotógrafo Luiz Marcelino do Nascimento - o Seu Luiz -; a funcionária da biblioteca Maria Simon Fernandes e Jocival Marchiori, antigo leitor da biblioteca.

A programação inclui ainda uma apresentação do Coral da Igreja Batista, com 40 componentes e 12 violinistas; exposição da memória história da biblioteca, com a professora Arlêne Campos; exposição com obras de escritores linharenses; sarau literário nas dependências do órgão; declamação de poesia com o Professor Pereira e de uma crônica pela professora Norma Astrea Nunes Grunewald. 

FOTO: Arquivo Pessoal



    Comentários (0) Enviar Comentário