Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Lazer e Entretenimento

Mosteiro Zen de Ibiraçu recebe quatro exposições até o final do ano

13 de Junho de 2017 Autor:

Mosteiro Zen de Ibiraçu recebe quatro exposições até o final do ano

A primeira exposição, 'Horizontes', da artista plástica Cláudia França, começou no domingo (11) e segue até o dia 8 de julho 

Com informações do G1/ES

O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, Norte do Espírito Santo retomou o programa de residência artística na Estação Cultural e vai promover quatro mostras até o final deste ano. A primeira exposição, 'Horizontes', da artista plástica Cláudia França, começou no domingo (11) e segue até o dia 8 de julho.

A Estação Cultural é um espaço residência para artistas de variadas áreas desenvolverem seus trabalhos e foi inaugurado no verão de 1995 pela artista Tomie Othake.

Na abertura da exposição, teve início também o projeto educacional, com visitas agendadas guiadas por dois alunos do curso de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Residência artística

No programa de residência, a Estação Cultural abriga o artista durante uma temporada, para que ele desenvolva o trabalho. Ao final, uma mostra na Estação Cultural do mosteiro é aberta ao público.

Entre os artistas que já passaram pelo local, está Luis Hermano e Tomie Othake, dois dos nomes mais importantes da arte contemporânea no Brasil.

O programa é feito por meio de uma parceria entre o Mosteiro Zen Morro da Vargem e o curso de Artes Ufes, com o projeto de extensão Práticas e Processos da Pintura. A iniciativa, porém, recebe artistas dedicados às mais diversas técnicas, e não somente à pintura.

O curador do programa de residência e professor do Centro de Artes da Ufes Fernando Augusto conta que a intenção é de que, após a realização das mostras agendadas para este ano, seja lançado um catálogo com as obras.

Segundo o ele, a programação de 2017 está fechada, mas os artistas interessados em participar já podem entrar em contato para discutir a participação no ano que vem.

Horizontes

A mostra 'Horizontes', da artista plástica Cláudia França, parte da relação intrínseca do edifício da Estação Cultural com o entorno da Mata Atlântica, refletindo a exuberância do verde, das terras do azul.

Com madeira reaproveitada e galhos de árvores, Cláudia cria um diálogo com a paisagem natural, tomando-a como questão simbólica e lhe dando a definição genérica de que ela é “a cena que se planta diante dos nossos olhos, a partir de uma determinada distância”, dependente não somente da percepção visual, mas também do movimento corporal de quem a vê.

Programação da Estação Cultural do Mosteiro 2017

- Cláudia França: instalação “Horizontes”, de 11 de junho a 8 de julho.

- Marcelo Silveira (Pernambuco): entre julho e agosto.

- Ernesto Bonato (Campinas): entre setembro e outubro.

- Fernando Augusto (Vitória) e Jill Moser (Nova Iorque): entre outubro e novembro.

 

Mais informações sobre o programa de residência artística: (27) 3257-3030 e (27) 99722-2022.



    Comentários (0) Enviar Comentário