Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Lazer e Entretenimento

Biblioteca Municipal de Linhares celebra 50 anos com programação especial

16 de Junho de 2017 Autor:

Biblioteca Municipal de Linhares celebra 50 anos com programação especial

O evento que vai celebrar o Jubileu da Biblioteca "Antonio Azevedo Lima" será na próxima terça-feira (20), às 19h, em sua sede na Praça 22 de Agosto 

A Biblioteca Pública Municipal "Antônio Azevedo Lima" completa 50 anos neste mês e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer vai promover uma programação especial para celebrar o seu cinquentenário na próxima terça-feira (20), às 19 horas, na sede da própria biblioteca localizada na Praça 22 de Agosto.

Além disso, o Jubileu da Biblioteca ganhará um selo comemorativo à data e que será utilizado pelos Correios. Ele será entregue em forma de honraria a pessoas que contribuíram para a história do local: o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; a professora e contadora de histórias Josmari Araújo dos Santos; o fotógrafo Luiz Marcelino do Nascimento - o Seu Luiz -; a funcionária da biblioteca Maria Simon Fernandes e um dos leitores mais assíduos da biblioteca, Jocival Marchiori - diretor do Colégio Estadual.

Na programação consta ainda apresentação do Coral da Igreja Batista com 40 componentes e 12 violinistas, exposição da memória história da biblioteca com a professora Arlêne Campos, exposição com obras de escritores linharenses, sarau literário nas dependências do órgão, além de poesia com o Professor Pereira e uma crônica que será declamada pela professora Norma Astrea Nunes Grunewald.

Os escritores interessados em expor as suas obras devem procurar a Diretoria de Cultura da Prefeitura na antiga sede da Câmara Municipal, no centro de Linhares, e informações podem ser obtidas no telefone 27 3372 2128.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon foi um dos mais assíduos frequentadores da biblioteca na época em que trabalhava num hotel próximo a sua antiga sede na Avenida Governador Lindenberg. "A biblioteca tem a função de expandir o conhecimento, é uma potente ferramenta para o desenvolvimento dos cidadãos da nossa cidade e dos nossos alunos, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino aprendizagem. A biblioteca contribuiu muito para a minha formação", destacou o prefeito.

A biblioteca passou a funcionar na Praça 22 de Agosto na gestão do prefeito Guerino Zanon, que inaugurou a nova Praça 22 de Agosto, em 2011, e planejou um espaço adequado para receber o acervo e os leitores com mais conforto e componentes tecnológicos como acesso à internet gratuita. Para ele, o órgão está cumprindo o papel das bibliotecas modernas, que é atuar além do empréstimo de livros e apostar na multiplicidade.

"Hoje também abrimos espaço para música, teatro, dança, contação de histórias, oficinas. O processo de transferência ainda em 2011, além de proporcionar um espaço ainda mais agradável, possibilitou a criação de vários novos projetos culturais que são desenvolvidos na Praça 22 de Agosto", diz.

O secretário de Cultura da Prefeitura de Linhares, Ivan salvador, pontua que a biblioteca tem o compromisso de levar a informação,  promover o desenvolvimento social e cultural dos cidadãos. "Ficamos muito felizes em comemorar 50anos da Biblioteca Municipal. Além de oferecer um espaço com um acervo diversificado, nossa equipe cria ações e projetos para promover atividades que complementem o exercício da leitura e tornam o processo mais lúdico e dinâmico", disse. 

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal "Antonio Azevedo Lima" foi fundada na gestão do então prefeito Senatilho Perin, no dia 19 de junho de 1967, por meio da Lei no. 350 na Avenida João Felipe Calmon, 863, próximo à Igreja Matriz.

Sem data registrada, sabe-se que em 1969 a mesma já funcionava na Avenida Governador Lindenberg, 620, onde se estabeleceu até o dia 13 de maio de 2011, quando foi transferida para o atual prédio na Praça 22 de Agosto.

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de 23 mil livros e faz em média 1.200 atendimentos por mês. As obras de referência estão à disposição dos usuários que têm livre acesso às estantes e podem contar com a ajuda dos funcionários para pesquisas no local, além de 10 computadores para pesquisas na internet (além de internet sem fio). 

A biblioteca também faz empréstimos de até três livros por um período de 10 dias. Os interessados em fazer empréstimos de livros devem possuir a carteirinha de usuário da biblioteca. Quem quiser requisitar a carteirinha deverá levar um documento pessoal e um comprovante de residência. A carteirinha é gratuita e disponível para usuários de todas as idades. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 6 às 22h. 

Quem foi Antonio Azevedo Lima 

Antonio Azevedo Lima nasceu em 14 de março de 1896, na cidade de Pedra Branca, no estado do Ceará. Filho de Damião Sabino de Lima e Maria Nazareth Azevedo, veio para Linhares a convite do senhor Anário Marreiro de Araújo.

 

Ele se instalou no município como administrador de fazendas, tornou-se agropecuarista e comerciante. Posteriormente passou a militar na vida pública. Antonio Azevedo Lima faleceu no dia 01 de outubro de 1973.



    Comentários (0) Enviar Comentário