Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Estado

Unidade móvel do Procon-ES é inaugurada em Linhares

24 de Julho de 2017 Autor: Caroline Pereira

Unidade móvel do Procon-ES é inaugurada em Linhares

Ônibus adaptado para prestar atendimento ao público vai passar pelos bairros Interlagos e Canivete; governador Paulo Hartung esteve na inauguração

Com o objetivo de levar proteção e defesa ao consumidor do interior do Estado, o Procon-ES inaugurou na tarde de ontem (24) no bairro Interlagos, em Linhares, a unidade móvel do projeto Procon na Estrada. Trata-se de um ônibus adaptado para atender a população e que vai percorrer as ruas de diversos municípios capixabas oferecendo orientação, prestação de serviços e diagnósticos sobre possíveis problemas enfrentados pelos consumidores.

Diversas autoridades fizeram-se presentes no evento, como o Governador do Estado Paulo Hartung, o Prefeito de Linhares Guerino Zanon, o Deputado Federal Lelo Coimbra, o Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo Erick Musso, o Presidente da Câmara Municipal de Linhares, Ricardo Bonomo, a diretora do Procon-ES, Denize Izaita, o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, além de outros políticos e membros da comunidade local.

“O projeto Procon na Estrada visa interiorizar o atendimento de defesa do consumidor a todos os municípios capixabas. Hoje, nós temos 35 unidades municipais do órgão espalhadas pelo Estado. É claro que nós vamos expandir esse número mas, enquanto isso, vamos visitar os outros 43 municípios levando defesa do consumidor, tirando dúvidas e também promovendo boas negociações”, explicou Denize Izaita.

Em sua fala, o Prefeito de Linhares elogiou essa e outras iniciativas do Procon-ES que, além de prestar atendimento em sua unidade móvel, vai distribuir cartilhas educativas nas escolas para promover uma maior conscientização sobre o problema do endividamento. “Nós estamos, a cada dia, avançando com novas possibilidades, com novas políticas públicas. Se não tivemos condições de fazer para o pai ou para a mãe, nós vamos começar a trabalhar com as crianças para que não tenhamos mais famílias endividadas, sem condições de saldar seus compromissos”, declarou Guerino.

Já o Governador do Estado ressaltou que o Procon tem realizado um importante trabalho que impacta diretamente na vida das pessoas, principalmente em tempos de crise socioeconômica. “Estamos colocando o Procon-ES na Estrada para levar um atendimento importante para a população. Estamos inaugurando esse serviço que tem dado muito certo”, ponderou Hartung.

O Governador enalteceu ainda os mutirões de negociação de dívidas, também promovidos pelo Procon-ES. Em Linhares, o evento acontece a partir de hoje (25) e vai até o dia 28 de julho, das 8h às 16 horas, no Centro de atividades Eurico Aguiar Salles (Sesi), localizado na Avenida Filogônio Peixoto, 396, bairro Aviso. “Trabalhadores e famílias têm, nesse momento de crise, a possibilidade de poder negociar suas dívidas em bases muito vantajosas”, destacou o governador.

Para o diretor do Procon de Linhares, o ônibus vai aproximar as pessoas – especialmente as que residem em bairros mais distantes do Centro de Linhares - aos serviços do órgão, conferindo também mais agilidade aos atendimentos.

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Interlagos, Pedro Mendes Basques, compartilha da mesma opinião e acredita que o projeto Procon na Estrada vai beneficiar as pessoas da periferia que têm dificuldades de acesso à sede do órgão, muitas vezes por falta de recursos para cobrir gastos com deslocamento. “Tenho certeza que o atendimento será um sucesso e espero que o governo dê continuidade ao projeto”, disse Basques.  

Instruções para atendimento na unidade móvel

O ônibus do Procon na Estrada ficará estacionado na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, 1.190, no bairro Interlagos, ao lado do posto de saúde, hoje (25) e amanhã (26). A partir da quinta-feira (27) ele seguirá para o bairro Canivete, e vai estacionar em frente ao Ginásio Poliesportivo Rodrigo Durão, na Avenida Arlindo Gama. Nos dois bairros, os atendimentos serão realizados das 10h às 16h.

Os consumidores deverão se dirigir à unidade móvel portando Carteira de Identidade, CPF e documentos que comprovem a relação de consumo, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, boletos, contratos e outros. 

Instruções para atendimento no mutirão

Durante os quatro dias de mutirão de negociação de dívidas, cerca de dez empresas estarão à disposição para conversar com os linharenses.  Para ser atendido, o consumidor deve possuir uma dívida de pelo menos 60 dias de atraso - uma vez que isso garantirá uma melhor negociação - e comparecer ao local do mutirão munido dos documentos pessoais (CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência) e comprovante do débito a ser negociado, que pode ser um contrato, fatura ou cobrança.

 

O coordenador do Procon de Linhares lembra que o mutirão é apenas para negociar dívidas e que durante os mesmos dias, o ônibus do Procon Itinerante estará à disposição da população, porém para atendimento geral. "O mutirão é apenas para negociar as dívidas que os consumidores têm com as empresas participantes. Já para atendimento geral, o ônibus do Procon estará disponível nos bairros Interlagos e Canivete", reforçou.

FOTO: 

O ônibus do Procon já está estacionado na Avenida Vasco Fernandes Coutinho, 1.190, no bairro Interlagos, ao lado do posto de saúde (Leonardo Duarte)



    Comentários (0) Enviar Comentário