Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Estado

Paulo Hartung lidera missão capixaba aos EUA

27 de Outubro de 2017 Autor:

Paulo Hartung lidera missão capixaba aos EUA

O governador Paulo Hartung vai liderar missão capixaba ao estado da Carolina do Sul, nos EUA, na semana de 30/10 a 3/11, acompanhado de delegação com cerca de duas dezenas de empresários e lideranças representativas de diversos setores do ES. O governador viaja acompanhado também pelo Secretário-Chefe da Casa Civil, Embaixador José Carlos da Fonseca Júnior, e pela Subsecretária do Turismo, Simone Modolo.

A missão do governador Paulo Hartung, a primeira aos EUA no atual governo, se insere na estratégia de priorizar uma diplomacia estadual ativa, ferramenta para promover uma inserção mais competitiva de produtos e serviços do ES nos mercados internacionais, para divulgar nosso potencial como destino turístico e de investimentos, para fomentar, enfim, vínculos e conexões entre arranjos econômicos e cadeias produtivas capixabas que tenham vocação externa. Como cerca de metade de nosso PIB está relacionado, direta ou indiretamente, ao setor externo, é muito natural, por qualquer ângulo, a prioridade de buscar oportunidades no exterior para os capixabas.

A missão capixaba estará na capital da Carolina do Sul, Columbia, assim como em Charleston, sua principal região econômica e portuária. Na capital, o governador Paulo Hartung e sua comitiva serão recebidos pelo governador Henry McMaster e pelo Secretário do Comércio, Bobby Hitt. Nas duas cidades, serão feitas apresentações sobre os respectivos potenciais estaduais para parcerias entre agentes econômicos e instituições de ensino superior de ambos os estados. O governador e sua comitiva realizarão visitas ao Porto de Charleston e às plantas industriais, empresas de armazenagem e logística de comércio exterior, universidades e centros de excelência em ciência e tecnologia.

“Na política de diplomacia ativa que o governo do Espírito Santo vem priorizando, esta missão à Carolina do Sul servirá para promoção comercial e para divulgação de oportunidades de investimentos e de adensamento de nossas redes de parceria, nos setores público e privado, do ES com aquele estado norte-americano”, como explica o Secretário da Casa Civil, lembrando que a “Carolina do Sul compartilha com o ES várias características comuns, o que possibilita uma maior aproximação: ambos têm posição geográfica privilegiada, população de tamanho equiparável, economias diversificadas e forte vocação para logística e comércio exterior, entre outras convergências muito promissoras.”.

Também a Subsecretária Simone Modolo destaca sinergias a serem exploradas no setor de turismo. “Ambos são litorâneos, ambos têm mar e montanha próximos. Lá, o turismo é uma indústria de 20 bilhões de dólares. Vamos aprender como eles trabalham e, se possível, atrair turistas de lá para descobrirem o Espírito Santo. Já sabemos, por exemplo, que nosso potencial de pesca oceânica pode atrair muitos turistas com elevado poder aquisitivo’’, destaca.

O Embaixador Fonseca Júnior afirmou ainda que “como essa missão vem sendo planejada há vários meses, estamos confiantes de que vamos colher resultados concretos e positivos. A Carolina do Sul poderá tornar-se uma plataforma privilegiada de acesso de nossos produtos e serviços capixabas ao imenso mercado dos EUA. Em mais um sinal da importância que os americanos estão atribuindo a esta missão capixaba, o Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, o diplomata James Story, estará acompanhando pessoalmente nossa agenda de visitas e reuniões. Ele foi recebido aqui pelo governador duas vezes e manteve reuniões, na Findes, com empresários e lideranças empresariais.”.

FOTO: DIVULGAÇÃO



    Comentários (0) Enviar Comentário