Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Estado

Para resgatar patriotismo, governo leva desfile de Sete de Setembro para o Norte do ES

24 de Agosto de 2017 Autor: Guto Netto/ADI-ES

Para resgatar patriotismo, governo leva desfile de Sete de Setembro para o Norte do ES

Marca registrada das comemorações da independência do Brasil, em sete de setembro, o desfile cívico-militar, que vinha sendo realizado na Grande Vitória, este ano sai da Região Metropolitana e acontecerá em Linhares, envolvendo mais nove municípios da região norte capixaba.

Além de Linhares, que sediará o desfile, a Casa Militar já confirmou a participação de Ibiraçu, Aracruz, João Neiva, Marilândia, Jaguaré, Sooretama, Rio Bananal, Governador Lindenberg e São Mateus, que irão participar do desfile com um pelotão de tradição cultural e histórica que represente o município.

Coronel Daltro Ferrari, secretário da Casa Militar do governo do Estado, explicou que a realização do desfile no município do norte capixaba é para atingir um maior público, diferenciado, despertar e resgatar o patriotismo da população.

“Será um desfile regional. Na Região Metropolitana, já fizemos em diferentes avenidas de Vitória, com o público se repetindo. Então precisávamos atingir um público diferente, de despertar no cidadão o sentimento de pertencimento àquela região. Não tem sentido o militar desfilar para o militar. Estamos indo lá para desfilar para o povo, para as pessoas”, explicou.

Ferrari acredita que esses valores de patriotismo precisam ser resgatados, principalmente em momentos de crise política e financeira, como o momento que o país atravessa.

“O desfile de 7 de setembro, na Semana da Pátria, é um momento ímpar do povo capixaba participar e despertar dentro dele o sentimento de nacionalismo, de patriotismo, de pertencimento, de amor ao próximo, de fraternidade. Esses valores não são de governo, mas da população, da nação. Entrando um de esquerda, de direita, de centro, não importa. Nós somos brasileiros, capixabas. Isso que importa! O povo está retomando este sentimento. Ainda de forma tímida, mas precisamos incentivar”, comentou Ferrari com um ânimo contagiante.

O chefe da Casa Militar explicou ainda que Linhares foi escolhida por conta de sua localização. “Linhares é uma região central. Está no meio da BR 101, cortada pela rodovia, equidistante, praticamente, de Sooretama, Jaguaré, Marilândia e São Mateus ao norte; Rio Bananal, Ibiraçu, Aracruz e Colatina ao Sul; e Governador Lindenberg a oeste. Linhares é uma cidade central para todos os municípios poderem participar”.

Ao todo, a expectativa é que o desfile atraia cerca de 15 mil pessoas para acompanhar os cerca de 2.800 membros da parada. Ferrari contou que serão 250 Escoteiros, 350 Desbravadores, Polícia Militar, Polícia Civil, o 38o Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros (Eames), Pestalozzi, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), Maçonaria, agentes penitenciários, Corpo de Bombeiros Militar, um grupo de carros antigos de Colatina, ciclistas, motociclistas, um grupo de adoradores de motos HarleyDavidsion e representantes dos municípios envolvidos, que levarão um pouco de sua cultura e história para a Avenida Genésio Ferrari, em Linhares.

Programação

Além do desfile Cívico-militar que irá acontecer no dia 7 de setembro, às 9h30, na Avenida Genésio Ferrari, no Bairro Três Barras, em Linhares, haverá também outras atividades na Semana da Pátria.

Neste ano, uma das novidades serão os Jogos da Pátria. Será realizado no dia 02 de setembro, a partir das 8 horas, na Praia de Camburi, em Vitoria, próximo ao Píer 04.

Os jogos serão disputados pelas equipes do 38º Batalhão de Infantaria, Escola de Aprendizes Marinheiros, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Guardas Municipais e Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Justiça. Os militares se enfrentarão nas modalidades de Cabo de Guerra, Pista de Obstáculos e Vôlei.

O 1º Pedal da Independência acontecerá em Linhares, no dia 03 de setembro, às 8 horas. O evento tem como intuito a conscientização da sustentabilidade do meio ambiente e da mobilidade urbana, além de promover a necessidade de uma rua mais segura.

Na Grande Vitória também haverá programação. No dia 1o de setembro, na Praça Costa Pereira, na capital, haverá uma apresentação das bandas da Polícia Militar, do 38o Batalhão de Infantaria e da Escola de Aprendizes Marinheiros, às 15h30, junto com o acendimento do “Fogo Simbólico da Pátria”, uma manifestação de 1937, originária do Rio Grande do Sul e agora, 80 anos depois, acontecerá pela primeira vez no Estado.

Nos dias 2 e 3 de setembro, vários shoppings da Região irão receber apresentações das bandas militares e estandes expondo atividades das forças de segurança estadual e federal. 

FOTO: Coronel Daltro Ferrari, explicou que a cidade foi escolhida por conta de sua localização (Créditos: Fred Loureiro/Secom-ES)



    Comentários (0) Enviar Comentário