Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Estado

Mais de 80% das obras do aeroporto estão concluídas

10 de Julho de 2017 Autor:

Mais de 80% das obras do aeroporto estão concluídas

O sonho de um aeroporto maior está mais próximo da realidade dos capixabas. As obras do novo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, realizadas pelo Governo Federal, já alcançaram 85% do projeto de ampliação. Esse e outros detalhes foram conferidos, in loco, durante visita da comitiva do Governo do Estado e demais autoridades na manhã dessa segunda-feira (10).

Atualmente, aproximadamente três mil pessoas trabalham nas obras, sendo 1500 diretamente, em três turnos de serviço, 24 horas por dia, e são gerados cerca de três mil empregos indiretos. Em torno de 500 equipamentos estão sendo usados e duas usinas de asfalto estão operando no local das obras (as duas têm capacidade de produção de 2 mil toneladas de asfalto por dia).

Cerca de 90% da pista de pouso e decolagem já estão prontos, 70% dos sistemas (elétricos, ar-condicionado, combate a incêndio, entre outros) estão instalados e foram iniciadas a drenagem e a pavimentação do estacionamento de veículos e do novo acesso viário, que permitirá a duplicação da Avenida Adalberto Simão Nader, com melhorias para o trânsito local.

O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano de 3,3 milhões (hoje) para 8,4 milhões, a pista passará de 1.750m (hoje) para 2.058m e, no futuro, será possível receber voos internacionais.

Na ocasião, o governador Paulo Hartung destacou que o aeroporto vai dar competitividade mais competitividade econômica ao Estado. Na oportunidade, Hartung comemorou os avanços da obra e defendeu maior participação da população no acompanhamento das obras.

"Felizmente em um trabalho coordenado por nossa equipe de Governo com apoio de nossa Bancada Federal, estamos todos atuando para a continuidade e conclusão desta obra que já está com pista nova praticamente pronta, terminal de passageiros, estacionamento voltado para avenida Adalberto Simão Nader com previsão de até o final do ano estarmos com o essa estrutura funcionando em nosso Estado. Isso é infraestrutura econômica", destacou Paulo Hartung.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, o andamento das obras permitirá o avanço da logística capixaba. “O Estado, em um esforço conjunto com Governo Federal, deputados e senadores capixabas, iniciativa privada, municípios e instituições parceiras, trabalha para avançar em nossas plataformas logísticas. Isso irá ampliar a competividade das nossas empresas e atrair novos negócios. São obras em rodovias, finalização da dragagem do Porto de Vitória, há os projetos portuários e a expansão da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Quando o país sair da crise, queremos sair na frente”, destacou. 

Cronograma

A inauguração do novo aeroporto de Vitória está prevista para dezembro deste ano e o novo terminal e a nova pista entrarão em funcionamento em janeiro de 2018, com a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A expectativa é de que em setembro os lojistas já possam iniciar a instalação das lojas. 

Foto: LEONARDO DUARTE/SECOM-ES



    Comentários (0) Enviar Comentário