Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Estado

Governador entrega passagens e kits para 162 atletas de 12 a 14 anos

05 de Setembro de 2017 Autor: Guto Netto/ADI-ES

Governador entrega passagens e kits para 162 atletas de 12 a 14 anos

Entre os dias 12 e 21 deste mês, Curitiba, capital do Paraná, irá receber a etapa para atletas de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude, com 4.069 atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes distribuídos em 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país. Ao todo, o evento envolve quase 6 mil pessoas, contando árbitros, voluntários e o Comitê Organizador. É para lá que 162 alunos dessa faixa etária irão representar o Espírito Santo.

Permitindo que esses atletas permaneçam na competição, o governador Paulo Hartung entregou à delegação capixaba as passagens aéreas até a cidade-sede e um kit-atleta, composto por uma calça, um agasalho e duas camisas. A competição terá disputas em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Vitória, Vila Velha, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim irão ver seus representantes disputando modalidades coletivas. Já Piúma, Aracruz, Montanha, Venda Nova do Imigrante, Cariacica, Conceição da Barra, Boa Esperança, Baixo Guandu, Guarapari, Serra, Colatina, Vila Velha, Vitória, Marechal Floriano e Cachoeiro de Itapemirim terão alunos nas disputas individuais.

Com presença confirmada nas disputas de Curitiba, o secretário de Estado de Esporte, Roberto Carneiro destacou que além da disputa esportiva, os jogos são importantes para formar cidadãos. “Com muito orgulho que anunciamos esse apoio a esses atletas que vão representar o nosso Estado nos jogos nacionais. Estamos muito animados para trazer medalhas, fazer deste evento um evento de aglutinação e união, porque o esporte também tem esse objetivo social. Além da competição, fazemos amigos e fazemos o cidadão ter um caráter melhor”, comentou.

O técnico de atletismo Diogo Mello também acredita que uma competição como essa favorece o desenvolvimento dos alunos. “O esporte tem várias ferramentas, com três divisões: a educacional, participação e o rendimento. O atleta, que vai para uma competição como essa, ele vai participar, vai com o educacional pela escola e pode ter um bom rendimento. Uma coisa não esfria a outra, elas se multiplicam”, defendeu. 

Atletas

Com 13 anos, Rhyan Silva, goleiro da equipe de futsal da Escola Parque (Unidade Municipal de Ensino Fundamental Reverendo da Silva Cosmo), em Vila Velha, está confiante na medalha. “Treinamos muito. Estamos com um time muito bom e vamos botar muita raça. Ainda temos uns quatro treinos e esperamos trazer a medalha para o Espírito Santo”, disse o animado atleta.

Durante seu discurso, Hartung lembrou do tempo em que rodava o Brasil disputando jogos escolares quando jogava basquete, vôlei e handebol. Mas chamou a atenção que todos precisam arrumar um tempo para a prática esportiva. “O esporte, tanto o individual quanto o coletivo, ensina muita coisa para a gente, como a disciplina, que é uma coisa fundamental para a vida. O esporte coletivo é um treinamento para a vida, pois aprende a trabalhar em grupo”.

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

A etapa nacional dos Jogos Escolares para alunos de 15 a 17 anos será realizada entre os dias 16 e 25 de novembro, em Brasília. 

Estadual

 

Nas 11 etapas regionais dos Jogos Escolares, realizadas em Linhares, Marilândia, Venda Nova do Imigrante, Guarapari, Guaçuí, Nova Venécia, Montanha, Rio Novo do Sul, Vila Velha, Mantenópolis e Santa Teresa envolveram 55 municípios, 146 escolas (sendo 126 públicas e 20 particulares), com 1.745 alunos (sendo 745 meninas e 980 meninos).

FOTO:Hartung entregou à delegação capixaba as passagens aéreas até a cidade-sede e um kit-atleta, composto por uma calça, um agasalho e duas camisas (Créditos: Paulo Sena/SESPORT-ES)



    Comentários (0) Enviar Comentário