Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Educação

Governo abre 45 mil vagas para educação de jovens e adultos

05 de Julho de 2017 Autor: Guto Netto/ADI-ES

Governo abre 45 mil vagas para educação de jovens e adultos

FOTO: O secretário de estado da educação, Haroldo Rocha, durante coletiva de imprensa (Divulgação/Sedu)

A secretaria de Educação do Estado (Sedu) está oferecendo 45 mil vagas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para todos os níveis: fundamental e médio. Os alunos poderão se matricular em uma das 177 escolas que oferecem a modalidade semipresencial, em que as aulas acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, geralmente no período noturno. Já nas segundas e sextas-feiras, os alunos não precisam comparecer à escola.

Desde o primeiro semestre deste ano, o governo do Estado passou a oferecer EJA na modalidade semipresencial. “Fizemos essa mudança a partir da observação de que a frequência era irrisória nas segundas e sextas-feiras. As pessoas não iam à escola. Fizemos essa alteração na visando adaptar o curso à realidade dos alunos que, em sua maioria, já estão no mercado de trabalho e precisam de tempo para descansar. Tudo para facilitar a vida dos alunos”, explicou o secretário de estado da educação, Haroldo Rocha.

A carga horária é de 12 aulas presenciais por semana e ocorrem sempre às terças, quartas e quintas-feiras. Os professores das disciplinas encaminham atividades a serem executadas nos outros dias para os estudantes no tempo não presencial, podendo ser de fixação dos conteúdos dados, reforço, pesquisa, produções. O professor tem como apoio didático a coleção PNLDEJA, que são livros específicos para o EJA, a plataforma SeduDigit@l, a plataforma Currículo Interativo, entre outros, a fim de subsidiar seu planejamento e avaliação.

No primeiro segmento do ensino fundamental, equivalente ao período do 1º ao 5º ano, o aluno terá 1.040 horas presenciais e outras 640 horas não presenciais, em um período de dois anos. No segundo segmento, relativo ao período entre o 6º e o 9º ano, a carga horária se repete. Já para o ensino médio, são 720 horas presenciais e outras 480 horas não presenciais, totalizando um ano e meio de curso. 

Para este segundo semestre de 2017, três novas escolas passam a oferecer o EJA semipresencial: Escola Estadual Professor Santos Pinto (Governador Lindenberg), Escola Estadual São Domingos (São Domingos do Norte) e Escola Estadual Santíssima Trindade (Guaçuí). 

Matrícula

A rematrícula ou transferência interna, para alunos que já cursam o EJA, já está aberta no site da Sedu (www.educacao.es.gov.br) e vai até o dia 17 deste mês. Para novos alunos, a matrícula será entre os dias 19 e 23 de julho. Os resultados serão divulgados no dia 25 de julho e as aulas começam no dia 26.

Para os novos alunos que forem efetivados, terão até o dia 11 de agosto para apresentar a documentação necessária.

O secretário salientou que, mesmo quem não tenha acesso à internet e queira se matricular, basta se dirigir a qualquer escola estadual e pedir para ser matriculado. 

 

 



    Comentários (0) Enviar Comentário