Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Educação

Governador dá início à 10a edição dos Jogos Na Rede

01 de Agosto de 2017 Autor: Guto Netto/ADI-ES

Governador dá início à 10a edição dos Jogos Na Rede

Conectando esporte, educação e cultura, o governador Paulo Hartung abriu a décima edição dos jogos escolares Na Rede, envolvendo mais de 15 mil alunos, das 262 escolas estaduais, espalhadas pelos 78 municípios capixabas, que vão disputar medalhas nas modalidades futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo e xadrez.

Em nome de todos os alunos-atletas, Marcus Samuel Burgarelli Denicolo, 16, da Escola Viva São Pedro, fez o juramento do atleta, abrindo a edição de 2017. Ansioso, além de disputar os jogos, o jovem espera uma grande interação com outros alunos. “O mais interessante é o contato, a interatividade com outros jovens. Nos jogos é uma boa oportunidade de nos divertirmos, convivermos com outros jovens e competirmos em equipe”, disse.

Já quase graduado em educação física, o ex-aluno da Escola Estadual Arnulpho Mattos, Igor Maia, 22, lembrou de suas participações nos jogos Na Rede e destacou a importância da competição em sua vida pessoal. “Participei dos jogos na rede em 2010, 2011 e 2012. Tenho 22 anos e fui campeão regional três vezes consecutivas. Os jogos foram muito importantes para mim porque em 2010, meu primeiro ano, eu estava novo do basquete e, através dos treinos da escola, somados aos treinos do clube que participava, fui convocado para a seleção capixaba, fui campeão brasileiro através do esporte que tanto gosto. Com os jogos, a escola e meus amigos, concluí que o esporte era o lugar onde eu queria seguir”, lembrou.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, destacou a importância de uma educação atrativa e moderna. “A escola precisa ser um ambiente em que o jovem goste de estar lá. E o esporte propicia isso. O esporte torna a escola mais atrativa, mais comunicativa com a juventude. Além disso, o esporte cultua e trabalha valores muito importantes como o valor do trabalho em equipe, da solidariedade humana”, disse o secretário.

Em seu discurso, Hartung, que surpreendeu aos presentes na cerimônia ao dizer ter 60 anos, lembrou dos tempos em que praticava esportes na juventude. “Não parece, mas eu tenho 60 anos de idade. Mas eu pratiquei muito esporte na minha juventude e continuo praticando agora. E eu aprendi muito com o esporte. Aprendi muito com o esporte individual e mais ainda com o coletivo”, lembrou o governador, destacando aprendizados que se leva de dentro das quadras para toda a vida. “Eu fui jogador de handebol, da seleção capixaba, de futebol de salão, de campo, joguei basquete – claro que fui o armador do time pois tinha muita velocidade (risos) -, joguei voleibol e fui levantador do time. Mas aprendi uma coisa bacana: aprendi que o time que tem o melhor jogador não é o que ganha. O que ganha é o que tem mais sentido de equipe. Isso parece que não é esporte, parece filosofia, filosofia de vida.”

Competição

A competição começa no dia 17 de agosto, com a modalidade xadrez. As atividades seguem por mais três meses, com torneios esportivos de várias modalidades e em todas as regionais do Estado.

Podem participar das competições estudantes do Ensino Médio, com até 17 anos completos em 2016 ou que completarão 18 anos após a etapa final; que estejam matriculados nas escolas estaduais do Espírito Santo; que estejam frequentando regularmente as aulas e atendendo ao percentual mínimo de frequência estabelecido no Regimento Escolar; e que estejam matriculados há, no mínimo, quatro meses na unidade escolar até o dia da competição.

O campeonato é dividido em duas etapas: a regional e a final. A regional envolverá as escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) com as modalidades de futsal, handebol e voleibol, em que os campeões em cada modalidade e gênero passarão para a etapa final. Já as modalidades de atletismo, basquetebol e xadrez serão disputadas em polos formados por mais de uma SRE e somente o campeão de cada modalidade e gênero de cada polo passará para a etapa final.

A final acontecerá no mês de dezembro, em que participarão os campeões das SREs e dos polos regionais, dos quais sairão os campeões estaduais.



    Comentários (0) Enviar Comentário