Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Educação

Falta um mês para o Enem. Veja dicas para a prova

05 de Outubro de 2017 Autor: Caroline Pereira

Falta um mês para o Enem. Veja dicas para a prova

A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou. Daqui a exatamente um mês, no dia 5 de novembro, acontece o primeiro dia de aplicação das provas, quando os candidatos terão que responder as questões de linguagens, ciências humanas e redação, num prazo de cinco horas e meia. No dia 12 de novembro, será a vez dos exames de matemática e ciências da natureza, que deverão ser concluídos em quatro horas e meia.

Para os que desejam aproveitar esse último mês para reforçar o preparo, a dica do coordenador do Pré-Enem do Colégio Cristo Rei, Fábio Lino, é revisar o conteúdo aprendido ao longo dos últimos meses com a prática de exercícios, inclusive aqueles que constam em provas anteriores do Enem. Pensando em ajudar os estudantes nesse processo de revisão, o colégio vai promover no dia 31 de outubro, a partir das 8h, em seu auditório, uma espécie de “aulão”, com o objetivo de retomar alguns tópicos que devem ser cobrados nas provas. Lino ressalta que o evento é gratuito e aberto para todos os estudantes de Linhares e região que vão prestar o Enem. 

Outras dicas

O controle do estresse, da ansiedade e de outros fatores psicológicos, que podem ser decisivos em qualquer desafio, é outro ponto que requer a atenção de quem vai encarar o Enem, conforme alerta Lino. Atento a isso, ele e a psicóloga Roberta Scaramussa desenvolveram um trabalho de apoio emocional aos estudantes, que foi oferecido em encontros de pequenos grupos ou em atendimentos individuais.

O tradicional simulado não pode ficar de fora da maratona de preparo para o Enem. Lino conta que o colégio realizou seis simulados ao longo do ano (a última prova acontece no próximo domingo, dia 08), todos adaptados ao novo esquema (em dois domingos) e com o mesmo nível de exigências em relação à apresentação de documentos, tempo limite, guarda de objetos pessoais e cumprimento de outras normas.

Embora toda essa preparação para o Enem exija tempo e muito esforço, o resultado costuma ser gratificante, tanto para os estudantes quanto para a própria escola. “Tivemos 74 alunos aprovados em universidades federais no ano passado”, conta Lino.  

Tema da redação

 

Uma das principais dúvidas que rondam o Enem é o tema da redação. Questionado sobre o assunto, Lino sugere que os estudantes fiquem atentos aos debates que envolvem a questão do respeito às diferenças. De qualquer forma, ele diz que vale seguir as orientações dos professores de redação, que também fazem boas apostas sobre o tema. 

FOTO: Estudantes do Colégio Cristo Rei realizaram seis simulados ao longo dos últimos meses para encarar o Enem com mais preparo (Foto: Arquivo Pessoal/Fábio Lino)



    Comentários (0) Enviar Comentário