Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Educação

Inscrições abertas para cursos Online do projeto Oportunidades

13 de Junho de 2017 Autor:

Inscrições abertas para cursos Online do projeto Oportunidades

Desde essa segunda-feira (12), todos os moradores do Espírito Santo, acima de 16 anos, podem se inscrever em uma das 23 opções de cursos gratuitos do projeto OportunidadES, que nesta segunda edição, oferta 10 mil vagas no formato Online.

Para se inscrever, basta preencher o formulário no site www.oportunidades.es.gov.br até o dia 25 de junho, sendo necessário ficar atento ao e-mail, pois a convocação dos classificados será feita através de tal plataforma. O resultado sai no dia 29 de junho e as aulas iniciam dia 10 de julho, por meio do acesso ao site.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). “Percebemos uma grande busca nos cursos presenciais, por isso utilizamos a tecnologia a nosso favor, e desta vez estamos trazendo mais oportunidades na modalidade de Educação a Distância (EaD)”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Dentre os 23 cursos Online, 14 são opções inéditas e 9 são reofertas, incluindo os 5 cursos mais procurados de forma presencial, sendo respectivamente maquiador, recepcionista, porteiro, panificação e administração de estoque e armazenamento, que agora serão oferecidos a distância.

Sucesso

Na primeira etapa do projeto a oferta era de 2 mil vagas para opções EaD. Pensando em aumentar a oferta para atender a demanda, houve a ampliação para 7300. “Priorizamos as áreas de beleza e cosméticos, negócios digitais, alimentação e customização, porque são opções que geram renda de forma rápida”, destaca o secretário da pasta, Vandinho Leite.

Em busca de gerar renda, Larice Pereira, 25 anos, moradora da Serra, se inscreveu para o curso de maquiagem no município e já está frequentando as aulas. “Estou adorando o curso e aprendendo bastante. Já trabalhei formalmente na área de beleza, mas agora estou desempregada. Essa é a chance de eu conseguir montar um espaço próprio, e agregar mais conhecimento”, destaca.

Com o objetivo de se desenvolver profissionalmente, o morador de Vale Encantado, Tharle Rodrigues, iniciou na última quarta-feira (07) o curso de porteiro. “Pesquisei sobre a área, gostei e me inscrevi, pois é uma chance de eu conseguir voltar para o mercado de trabalho, já que estou desempregado”, conta.

Saiba mais

Até o final deste ano, serão ofertadas para a população o total de 40 mil vagas, sendo 30 mil em opções na modalidade Online e 10 mil em cursos presenciais. As vagas da primeira etapa de cursos de Educação a Distância (EaD) já foram encerradas, e contaram com mais de 15 mil inscritos.

O projeto OportunidadES também levou cursos presenciais gratuitos para Serra, Vila Velha, Viana, Vitória e Cariacica. No município da Serra, foram mais de 7 mil inscritos, em Viana quase 3 mil, em Vitória, que iniciou as inscrições no dia 29 de maio, e encerra no próximo dia 11 de junho já conta quase 4 mil inscritos, já em Cariacica, que teve início das inscrições no dia 5 de junho, conta com mais de 2 mil inscritos em apenas dois dias de abertura de vagas.

CURSOS ONLINE:

1- Administração de Estoque e Armazenamento

2- Android Básico

3- Criação de Imagens para Propaganda

4- Criação de Site de Vendas na Web

5- Criando Gráficos no Excel

6- Customização de Roupas

7- Customização: transformando roupas usadas em peças novas

8- Desenvolvimento de Sites

9- Empreendedorismo

10- Fotografia

11- Informática Básica

12- Inglês Básico

13- Inglês Intermediário

14- Maquiador

15- Marketing Digital para vendas nas Redes Sociais

16- Marketing na Internet

17- Os primeiros passos para se montar um Negócio

18- Panificação

19- Porteiro

20- Qualidade na Prestação de Serviços como Diferencial Competitivo

21- Recepcionista

22- Técnico em Manutenção de Computadores

23- Word Básico



    Comentários (0) Enviar Comentário