Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Educação

Estudante de Linhares conquista prêmio em feira internacional de ciências no Paraguai

30 de Agosto de 2017 Autor: Caroline Pereira

Estudante de Linhares conquista prêmio em feira internacional de ciências no Paraguai

A estudante Lydia Ellen Tonani, de 15 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Cooperativa Educacional de Linhares, representou o Brasil em uma feira internacional de ciências e tecnologia e trouxe para casa o certificado de melhor trabalho na categoria “Ciências Ambientais”. O evento aconteceu entre os dias 22 a 26 de agosto na cidade de Encarnación, no Paraguai.

Na ocasião, a adolescente expôs o projeto batizado de “Purificação eletro carbônica: Um pedido de socorro (Rio Doce)” que, basicamente, consiste em tratar a água afetada pela lama de rejeitos de minério utilizando o método da eletrofloculação, que faz com que as impurezas contidas na água – neste caso, os metais pesados – sejam aglutinadas e separadas após receberem corrente elétrica. O projeto, de acordo com a idealizadora, também sugere que a técnica seja aliada ao reflorestamento do entorno do rio.

Lydia garantiu presença na feira internacional após conquistar, com o mesmo projeto, o segundo lugar na categoria “Divulgação Científica” da 22ª Feira da Ciência Jovem, que aconteceu no ano passado em Recife (PE). 

Vitoriosa no Paraguai, a estudante recebeu da comissão organizadora um certificado que a habilita para participar de outras mostras internacionais, sendo que uma delas vai acontecer em dezembro deste ano no México.

“Esse prêmio é um marco para mim e vai me impulsionar a continuar buscando coisas novas na área do estudo e da pesquisa”, afirmou Lydia. Ela ressalta que não conquistou esse prêmio sozinha e agradece o apoio da família, dos professores e de outros profissionais linharenses que deram suporte ao desenvolvimento do seu projeto.

Questionada sobre o que pretende fazer no futuro, Lydia afirma que deseja cursar engenharia química e escrever mais livros, além dos dois que ela já desenvolveu e pretende publicar quando tiver os recursos necessários.

FOTO: ARQUIVO PESSOAL



    Comentários (0) Enviar Comentário