Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Educação

Aberto período de pré-matrícula para a modalidade EJA semipresencial

30 de Novembro de -0001 Autor:

Aberto período de pré-matrícula para a modalidade EJA semipresencial

Oportunizando uma melhor oferta, compatível com a realidade das pessoas, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está ofertando 45 mil vagas para o atendimento educacional aos jovens e adultos de todo o Estado. O período de pré-matrícula teve início ontem (19) e os interessados em retomar os estudos devem acessar, até domingo (23), o site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, e clicarem no banner Chamada Pública Escolar 2017.

Podem solicitar matrícula para os cursos na modalidade EJA os candidatos que tiverem idade mínima completa de 15 anos para o ingresso no Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio, conforme Resolução do Conselho Estadual de Educação de Nº 3.777 de 20 de outubro de 2014 e, ainda, a Resolução do CEE de Nº 3.724 de 31 de março de 2014.

O estudante que não tiver acesso à internet pode se dirigir a uma das escolas estaduais, em todo Estado, para fazer sua solicitação de matrícula.

Vale destacar que a localização dos alunos nas vagas segue os critérios adotados pela rede estadual, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão(s) estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga, e aluno com menor idade.

O resultado da pré-matrícula será divulgado a partir da próxima terça-feira (25) no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br. As aulas terão início no dia 26. 

EJA Semipresencial

Neste ano, a modalidade EJA passou a ser semipresencial, com aulas três vezes por semana. Atualmente, a rede estadual conta com 34.642 estudantes matriculados, em 177 unidades escolares do Estado.

“A EJA é uma modalidade na qual muitos estudantes já são trabalhadores e conciliam trabalho e estudo. Neste ano, trazendo mais flexibilidade, implantamos o ensino híbrido, que já apresentou resultados. Comparado com 2016, neste ano, houve aumento da procura por matrículas, um crescimento de 2%. Houve também uma redução no índice abandono: -17,33% deixaram os estudos. Nosso objetivo maior é facilitar a vida do cidadão, para que ele possa ter melhores condições de cumprir com as suas obrigações”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

 

Atualmente, a carga horária da EJA é de 12 aulas presenciais (semanais) que ocorrem terça, quarta e quinta-feira. Os professores encaminham atividades a serem executadas nas segundas e sextas-feiras para que os alunos no tempo não presencial possam fazer exercícios de fixação dos conteúdos dados, reforço, pesquisa, produções, etc. Além disso, o professor possui como apoio didático a coleção de livros específicos, a plataforma Sedu Digit@l, a plataforma Currículo Interativo, entre outros, a fim de subsidiar seu planejamento e avaliação.



    Comentários (0) Enviar Comentário