Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Economia

Venda de veículos financiados cresce 24% no ES em um ano

06 de Outubro de 2017 Autor: Redação CE

Venda de veículos financiados cresce 24% no ES em um ano

O mercado de vendas de veículos vem apresentado sinais de recuperação da crise nesses últimos tempos. Isso porque, em agosto, o total de financiamentos só no estado no Espírito Santo chegou a 7.696 unidades, número 24% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. Os dados incluem automóveis leves, pesados e motos, considerando unidades novas e usadas, e foram repassados pela B3, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). 

As vendas a crédito de automóveis leves representaram 82% do total negociado no Espírito Santo em agosto, ao somar 6.312 unidades financiadas. O volume mostra um avanço de 29,1% na comparação anual.

Em Linhares, diversas concessionárias comprovam que as vendas estão melhores e esperam resultados ainda mais positivos. “Sentimos sim essa melhora, e realmente o mercado tem reagido. O banco com o qual trabalhamos oferece taxas diferenciadas para os clientes e isso faz muita diferença, principalmente na hora do financiamento. O lançamento de novos produtos também influencia a melhora das vendas”, afirma Greice Laurett, gerente de vendas da Kobe Nissan – que registrou um aumento de 30% nos financiamentos na comparação com o ano anterior. 

Na MVC Veículos, o crescimento no número de financiamento fica entre a marca dos 15% a 20%, segundo Raísa Ceolin, gerente de vendas. “O setor de financiamentos está numa crescente, até porque, a gente sofreu muito no ano passado em virtude do bloqueio dos bancos no financiamento [de veículos] no norte do Espírito Santo. Depois da volta dessa prática, pelo menos por parte do banco parceiro da nossa montadora, os resultados no financiamento de veículos novos vêm em constante crescimento”, relata. 

Questionada se já é possível falar em recuperação da crise, Raísa diz que o setor automotivo, como todos os outros, tem que acreditar que o atual cenário do mercado vai mudar para melhor. “É lógico que a gente ainda depende muito da política e da instabilidade que ela gera, mas acreditar é todo dever do empreendedor”, declara.  

Para a gerente da Kobe Nissan, o mercado de veículos é inconstante, mas o período de retração pode já ter ficado para trás. “Ainda vivemos um período instável, porém, acredito que a tendência é sim manter uma melhora [nas vendas] agora, talvez não de forma tão crescente, mas pelo menos mais estável. Acredito que não teremos retração, como a que tivemos no ano passado”, aposta. 

No acumulado do ano (de janeiro a agosto), os financiamentos de veículos em todo o estado capixaba somaram 53.090 unidades, entre novas e usadas, mostrando alta de 10% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a pesquisa da B3. 

 

Resultados nacionais 

O Sudeste, líder nos financiamentos de veículos em todo o Brasil, totalizou 222.034 veículos vendidos a crédito em agosto, alta de 14,3% em relação ao mesmo período de 2016. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 190.206 negociações e as motos por 23.796.

O total de veículos financiados no Brasil em agosto somou 468.823 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, aumento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2016. Desse total, as vendas a crédito de veículos novos atingiram 168.873 unidades, enquanto os usados chegaram a 299.950.

 



    Comentários (0) Enviar Comentário