Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Economia

Cacau linharense está entre os 18 melhores do mundo

31 de Outubro de 2017 Autor:

Cacau linharense está entre os 18 melhores do mundo

Uma boa notícia para a cacauicultura linharense. Durante o Salão do Chocolate de Paris, o produtor Emir de Macedo Gomes Filho, ganhou o prêmio internacional Cacau de Excelência e foi classificado entre os 18 melhores do mundo. A premiação aconteceu na tarde dessa segunda-feira durante o evento internacional que acontece na França. Por conta da técnica inovadora da fabricação das amêndoas o produtor recebeu o prêmio 'Cacau de Excelência'. O sabor da amêndoa teria sido o principal critério de escolha. O cacau linharense foi o único brasileiro presente na disputa e já havia sido classificado pelo Salão do Chocolate de Paris como o melhor do Brasil.

A vitória foi comemorada por Emir, pelo secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, e pela pesquisadora da Ceplac da Bahia, Neide Alice Pereira, que integram a comitiva brasileira em Paris. "É muito importante para Linhares porque abre uma perspectiva para novos mercados, tanto o nacional quanto o internacional. Hoje ninguém mais pode dizer que o cacau brasileiro não é mais um bom cacau. Demorou para o Brasil ser reconhecido com um cacau de qualidade, e hoje em dia, isso é fato. Vários chocolateiros já despertaram para essa qualidade", explica Emir de Macedo Gomes Filho.

Para o prefeito de Linhares Guerino Zanon, com este prêmio o Município atesta a melhor qualidade para um chocolate fino produzido no Brasil, considerado no mesmo nível dos melhores chocolates do mundo. "Obter reconhecimento internacional é coisa para poucos e, esse prêmio é fruto da determinação e paixão pelo cacau de Emir de Macedo Gomes Filho, proprietário da Fazenda São Luís. Estamos abrindo portas do cacau linharense para o mundo", frisou Guerino.

Para Franco, o prêmio consolida o cacau linharense no mercado internacional. De acordo com ele, o Brasil tem a cadeia produtiva do cacau e Linhares está se voltando para a oportunidade de agregar valor ao chocolate gourmet e cacau fino, bastante apreciadas no mercado externo.

"Estamos no caminho certo para colocar Linhares definitivamente na rota internacional do cacau de qualidade, de excelência. Nossas ações enquanto governo municipal estão nesta direção, tanto que vamos implantar já em 2018 o plano de renovação da lavoura cacaueira do Município, além de ações para agregar valor ao produto final, que é o chocolate", destaca o secretário.

 

FOTO

A vitória foi comemorada por Emir, pelo secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, e pela pesquisadora da Ceplac da Bahia, Neide Alice Pereira (Foto: Divulgação/PML)



    Comentários (0) Enviar Comentário