Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Mortandade de peixes nos em rios de Aracruz será discutida pela Câmara de Vereadores

28 de Junho de 2017 Autor:

Mortandade de peixes nos em rios de Aracruz será discutida pela Câmara de Vereadores

O assunto será debatido durante uma Audiência Pública, que será realizada nesta quinta

Atendendo a um requerimento da vereadora Dileuza Marins Del Caro (PSB), a Câmara Municipal de Aracruz vai realizar nesta quinta-feira (29), a Audiência Publica que irá debater a contaminação da água e a mortandade de peixes no Rio Riacho e no Canal Caboclo Bernardo.

A vereadora tem manifestado em Plenário a sua preocupação com a qualidade da água dos mananciais que abastecem o município de Aracruz. Segundo Ela, tem recebido inúmeras denúncias de que dejetos estão sendo despejado nos rios do município sem o devido tratamento, o que tem aumentado consideravelmente os índices de poluição das águas.

Dileuza destacou que um dos casos bastante crítico é o das águas do Canal Caboclo Bernardo, em Vila do Riacho. Segundo a vereadora são constantes as denúncias de que aquelas águas possuem um alto teor de contaminação e que possivelmente seja essa contaminação que esteja causando uma grande mortandade de peixes.

O canal Caboclo Bernardo é um desvio feito no Rio Doce para abastecer a fábrica da Fibria e a contaminação das suas águas impactam diretamente nas comunidades de Vila do Riacho, a Aldeia indígena Córrego do Ouro e Barra do Riacho, além de diversos produtores rurais que ficam ao seu entorno.

Dileuza Marins Del Caro requereu à Secretaria de Meio Ambiente e aos órgãos competentes que sejam coletados água e peixes do Canal Caboclo Bernardo para análise, além dos relatórios mais recentes do monitoramento que atesta a qualidade das águas dos mananciais de Aracruz.



    Comentários (0) Enviar Comentário