Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Barragem de Guaraná pronta para armazenar água

20 de Julho de 2017 Autor:

Barragem de Guaraná pronta para armazenar água

A represa será o principal reservatório da região, e em períodos de seca abastecerá casas de pelo menos duas mil pessoas 

A Barragem do distrito de Guaraná já está pronta para armazenar água, segundo a Secretaria de Agricultura (Semag). A represa será o principal reservatório da região, e em períodos de seca abastecerá casas de pelo menos duas mil pessoas.

Máquinas, caminhões e operários trabalharam por quase quatro meses e aos poucos a represa foi ganhando forma. Hoje já é possível ter noção da dimensão que ocupa: são mais de três mil hectares e o volume de água armazenado poderá chegar até 120 mil metros cúbicos. 

Próximas etapas

De acordo com o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, a barragem depende agora de fatores climáticos, já que é preciso chover para que o volume de água comece a aumentar. “Uma temporada de chuva vai ajudar a encher, até porque a nascente que nutre a barragem é bem forte”, explicou.

Depois de cheia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) entrará em cena para realizar o projeto da estação de captação e adutora. 

Barragem é alternativa para enfrentar a crise hídrica

Guaraná é uma das comunidades que mais sofrem com a escassez da água. Em períodos de seca, o abastecimento é feito através de rodízios e a população chega a ficar dias sem água. De acordo com a Semag, a barragem será fundamental para solucionar essa questão que tem deixado a população aflita.

“A obra foi planejada devido à necessidade de abastecimento em Guaraná, já que o rio Araraquara, que abastece a comunidade, não possui nenhuma reserva para a população. A barragem de Guaraná é uma das ações que a Secretaria de Agricultura desenvolve para enfrentar a crise hídrica”, disse Renato Pereira Sobrinho. 

FOTO – DIVULGAÇÃO/PMA



    Comentários (0) Enviar Comentário