Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

69 km de estradas no interior de Linhares vão passar por manutenção

19 de Janeiro de 2018 Autor:

Pedro Dutra 69 km de estradas no interior de Linhares vão passar por manutenção Termo de compromisso para liberação de recursos do programa Caminhos do Campo foi assinado em Linhares

Os trechos do Programa Caminhos do Campo em Linhares vão passar por manutenção. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou na tarde de ontem (18), no Auditório da Findes, termo de compromisso para liberação de recursos para o município realizar o serviço de conserva em 69,63 quilômetros de estradas do programa.

Na solenidade estavam presentes o governador em exercício, César Colnago; o Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; o vice-prefeito Paulo Joaquim do Nascimento; o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodney Miranda; o senador Ricardo Ferraço; o 1º Vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli; o vice-presidente institucional da Findes, Elder Elias Giordano Marim, e outras lideranças.

O repasse dos recursos será feito por meio do Fundo Estadual de Apoio à Conservação e à Manutenção das Estradas, que integra o Programa Caminhos do Campo, criado no final do ano passado e que tem como objetivo garantir que sejam realizadas ações preventivas e corretivas de conservações das estradas para que tenham melhor qualidade de trafegabilidade.

Os serviços incluem tapa buracos, recuperação de meio fio, limpeza dos dispositivos de drenagem, roçada e capina, dentre outros. As comunidades de Linhares beneficiadas são as de Baixo Quartel, Jataipeba, Farias, Guaxe, Japira, Palmas e São Rafael.

Em sua fala, Colnago destacou o compromisso do Governo do Estado com a prefeitura na implantação de várias ações e projetos. “É uma parceria importante e significativa para criar ambiência necessária aos empreendedores e às comunidades. Nós fizemos as obras e estamos dando condições aos municípios para que cuidem das estradas rurais. Esta manutenção é fundamental para que a atividade produtiva se fortaleça, além de proporcionar a geração de empregos”, disse.

O secretário Octaciano Neto comentou que o programa Caminhos do Campo cresceu muito. “Hoje vamos passar R$ 11 mil reais por quilômetro para as prefeituras realizarem o serviço de conserva e manutenção dos trechos. O governo vai passar em parcela única, no início de fevereiro, R$ 765.930 e caberá à Secretaria de Agricultura do município verificar os serviços de manutenção dos trechos. O município de Linhares é o primeiro a receber o convênio”, ressaltou o secretário.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a retomada das obras no dia 2 de fevereiro do Programa Caminhos do Campo vai atender as regiões de maior concentração de agricultura familiar para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas relacionadas aos produtos perecíveis, além de proporcionar mais mobilidade e segurança da população no destas comunidades. "O programa também vai contribuir para o desenvolvimento do agroturismo, já que a pavimentação das estradas vicinais aumenta o fluxo de visitantes no meio rural e dá segurança na mobilidade das populações das comunidades beneficiadas. Quero agradecer o Governo do Estado e toda a sua equipe por Linhares ser a primeira cidade a ser beneficiada com o programa", destacou.

 

Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O objetivo é adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais.

 

Cozinha Capixaba

Na solenidade, também foi realizada a assinatura da Unidade Móvel Cozinha Capixaba. “Linhares vai receber a Unidade Móvel Cozinha Capixaba entre 5 a 9 de março, que tem como objetivo de reciclar o padrão da moqueca capixaba. A abertura dos cursos será feita por um chef renomado e as inscrições serão pela Prefeitura”, comentou Octaciano.

 

10 medidas contra a burocracia

 

Ainda na solenidade, foi assinado um termo de adesão e cooperação técnica entre a Findes e a Prefeitura de Linhares para auxiliar a implantação de 10 medidas contra a burocracia, cujos objetivos são melhorar o ambiente de negócios, atrair novos investimentos, gerar mais oportunidades de emprego, além de agilizar procedimentos de licenciamento ambiental. 



    Comentários (0) Enviar Comentário