Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Sooretama realiza ações de conscientização e encerra semana com Pedalada Ecológica

09 de Junho de 2017 Autor:

Sooretama realiza ações de conscientização e encerra semana com Pedalada Ecológica

A prefeitura de Sooretama preparou uma programação especial para celebrar a Semana do Meio Ambiente que se iniciou na segunda-feira, dia 05, e vai até próximo sábado dia 10. Para abranger a conscientização de toda a população, desde motoristas até alunos das escolas do município, diversas ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a fim de se alcançar o público alvo.

A primeira ação realizada e envolveu toda a população, foi a montagem de uma mini-floresta, na sede da prefeitura representando a Mata Atlântica com diversas espécies nativas de plantas e animais taxidermizados. A floresta estava aberta a visitação e durante a semana diversos moradores e alunos das escolas da rede municipal de ensino visitaram o espaço. Dolores Colle, Secretária Municipal de Meio Ambiente, destaca que grande parte do município de Sooretama é coberto pela Mata Atlântica, então recriar esse ambiente para que as pessoas pudessem ter acesso foi uma forma de aproximar os moradores da realidade do município, e conscientizar a cerca da necessidade da preservação.

Em parceria com a Vale, UFES, Últimos Refúgios, ReBio, PRF, ISAS, Eco101, MPF e alunos do projeto Curupira do Juncado a equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou uma campanha de sensibilização com os motoristas da BR 101 realizada no trecho onde a BR corta a Reserva de Sooretama. Diversas mudas de árvores nativas foram distribuídas.

Ao longo da semana nas escolas da rede municipal de ensino diversos eventos marcaram a semana do meio ambiente. Nos Ceims e pré-escolas o Grupo de Teatro Itinerante Pró-tapir apresentou uma peça de teatro de fantoches destacando a importância de preservar a fauna da região. Nas Escolas de Ensino Fundamental foi apresentado o Cinema Verde, mostra de vídeos ambientais curta-metragem do projeto Tela Verde, destacando para os alunos a importância da preservação, fazendo desse ato uma rotina na vida de cada estudante e sua família.

Também está sendo realizado nas escolas um concurso de desenho com as crianças 1º ao 5º ano, um concurso de redação com as crianças do 6º ao 9º ano e um concurso de fotografia com os alunos do ensino médio. Haverá premiação para os primeiros colocados que serão conhecidos no próximo sábado na culminância da semana do meio ambiente.

Para encerrar a semana será realizado uma Pedalada Ecológica na Reserva da Vale, neste sábado (10), às 8 horas, com os alunos das escolas do município, seus familiares e toda a população. A prefeitura vai disponibilizar um ônibus e um caminhão para transportar os participantes e as bicicletas, com saída marcada para as 7h30, em frente à prefeitura.

Neste dia, acontecerá ainda a cerimônia de premiação dos vencedores dos concursos em cada uma das categorias.

 



    Comentários (0) Enviar Comentário