Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Qualificação profissional: 10 mil vagas em cursos gratuitos

10 de Junho de 2017 Autor:

Qualificação profissional: 10 mil vagas em cursos gratuitos

São 23 cursos à distância, de diferentes áreas, com foco no empreendedorismo

 

Guto Netto/ADI-ES

 

Diante de um cenário de crise e queda na oferta de vagas de empregos formais, o governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), oferecerá 10 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos. As vagas estão disponíveis para todo o Estado e serão à distância.

As inscrições serão a partir de segunda-feira (12) e vão até o dia 25 deste mês, no site www.oportunidades.es.gov.br. Para se inscrever, basta ser maior de 16 anos, ter acesso à internet e um e-mail válido, pois é através do e-mail que a secretaria se comunica com os inscritos. A lista com os classificados será divulgada no dia 29 de junho e as aulas se iniciam no dia 10 de julho.

Os cursos oferecidos foram escolhidos com base na procura da edição anterior e na versão presencial das aulas. “Percebemos uma grande busca nos cursos presenciais. Por isso utilizamos a tecnologia a nosso favor e estamos ofertando vagas nas áreas de maior procura para possibilitar que qualquer capixaba possa participar do programa”, contou o secretario Vandinho Leite.

Nesta edição serão oferecidos cursos de maquiador, panificação, porteiro, recepcionista, criação de imagens para propaganda, customização de roupas, desenvolvimento de sites, empreendedorismo, fotografia, informática básica, inglês básico, marketing digital para vendas nas redes sociais, qualidade na prestação de serviços como diferencial competitivo, administração de estoque e armazenamento, android básico, criação de site e vendas na web, criando gráficos no excel, customização, inglês intermediário, marketing na internet, os primeiros passos para montar um negócio, técnico em manutenção de computadores, word básico.

“Priorizamos as áreas de beleza e cosméticos porque o Brasil é o terceiro mercado consumidor deste setor no mundo. Além disso, negócios digitais, alimentação e customização, pois são opções que geram renda de forma rápida”, destacou o secretário.

Os cursos serão totalmente à distância, com encontros virtuais com professores via chat duas vezes na semana e uma vídeo-aula semanal, além de contato permanente via e-mail. Os cursos terão duração de quatro semanas, com carga de 80 horas.

Até o final do ano, outras três edições dos cursos à distância serão oferecidos, com pelo menos 30 mil vagas.

André Vergílio, 23, está cursando administração na Escola Vasco Coutinho, em Vila Velha e inglês básico à distância. “O inglês é muito importante porque o mercado precisa de profissionais bilíngues. O EaD é bom porque podemos estudar de qualquer lugar que tenha internet”, contou o aluno que utiliza mais o computador para assistir as aulas.

Já a garçonete Thainá Conceição de Souza, 21, utiliza mais o celular para acompanhar o curso. “Por enquanto ainda estou na parte teórica, mas estou ansiosa para ir para a prática. Depois do curso, pretendo fazer cobertura de eventos, books fotográficos, abrir um estúdio fotográfico, ter minha própria empresa”, planejou Thainá.

Presencial

 

Atualmente, o OportunidadES oferece cursos presenciais apenas na Grande Vitória, mas há planos do governo de expandir para o interior do Estado. “Por enquanto não temos cursos presenciais no interior, mas estamos estudando e planejando para que, em breve, possamos oferecer tanto o curso à distância, como o curso presencial para várias áreas do Espírito Santo”, contou Vandinho.



    Comentários (0) Enviar Comentário