Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Procon de Linhares orienta como planejar férias e evitar aborrecimentos

04 de Julho de 2017 Autor:

Procon de Linhares orienta como planejar férias e evitar aborrecimentos

Com a chegada das férias escolares muitas pessoas decidem viajar para aproveitar alguns dias de descanso com a família. No entanto, para evitar problemas e situações desagradáveis nesse período, o Procon de Linhares orienta que o consumidor fique atento a alguns detalhes importantes.

Segundo o diretor do órgão municipal, Geraldo Roza, para que aborrecimentos sejam evitados e o lazer não seja transformado em dor de cabeça, o período de viagem deve ser programado com antecedência e o local, definido de acordo com as possibilidades financeiras do consumidor. Se a opção for pelo pagamento parcelado, é importante que seja feita uma análise para saber se a prestação mensal comprometerá o orçamento.

A etapa seguinte que necessita atenção é a do transporte e da hospedagem, com a conciliação das datas da viagem com as reservas feitas em hotéis, períodos de estada e horário de chegada. Ao realizar a reserva, o consumidor deve comunicar à agência de turismo os requisitos esperados para a sua viagem, como hotéis de preferência, localização, nível de conforto, lazer e o tipo de acomodação.

Antes da reserva, é preciso obter a informação sobre os serviços incluídos no preço da diária. As reservas também precisam ser feitas com antecipação, com o comprovante emitido pois, se houver desistência, o hotel deve ser notificado, uma vez que alguns cobram multa. Se for dado algum sinal ou pagamento antecipado, um recibo precisa ser emitido e também o ''voucher'', que é o documento garantindo que a acomodação no hotel está reservada e paga.

''É recomendável que o consumidor leve os comprovantes quando for ao hotel'', explica o coordenador do Procon, ''pois se não estiver de acordo com o que foi prometido, é possível pedir um abatimento no preço. Se, ao chegar, não houver vaga, é obrigatória a transferência para outro hotel da mesma categoria'', alerta Geraldo.

A antecedência também é importante para o transporte, pois as férias e feriados são ocasiões em que as companhias aéreas e terrestres não têm passagens à disposição para qualquer horário e data. As empresas são responsáveis pela bagagem. Se houver extravio, os passageiros devem ser indenizados mediante a apresentação do comprovante de bagagem, num prazo máximo de 30 dias.

Para dúvidas, esclarecimentos ou reclamações, o Procon de Linhares está à disposição na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal. O telefone do órgão é o 3372 2129. 

Reservas Online

As reservas online, tanto para hotéis quanto passagens aéreas são bastante comuns hoje, por serem mais cômodas, rápidas e práticas. Para não correr riscos desnecessários ou ser surpreendido com eventos desagradáveis, pesquise com amigos que já utilizaram o serviço. Ligue para o hotel ou companhia aérea e confirme a reserva. Procure imprimir todos os comprovantes para apresentar na hora e não haver desentendidos. 

Promoções Imperdíveis

Promoções de passagens aéreas também estão em alta. Porém, nesta época do ano, na alta temporada, as companhias aéreas geralmente não realizam promoções com diferenças de valores muito grandes. Por isso, se você encontrar alguma promoção “imperdível”, verifique com cautela as condições da viagem, incluindo o período de embarque, se há algum encargo a mais além do valor mencionado, se a empresa é séria e o trecho a ser percorrido. 

Seguro

Para os que optarem viajar de ônibus, vale lembrar que o seguro oferecido na hora da compra da passagem é opcional. 

Turismo Local

Aproveite essa época para conhecer a região em que vivemos e, assim, valorizar nossa cultura, nosso clima e as paisagens. O turismo sustentável e o ecológico são ótimas opções para aproveitar a natureza e, em diversas cidades capixabas, se pode desfrutar dessa modalidade. 

 

O Procon fica próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal. O telefone do órgão é o 3372 2129 (foto: Divulgação/PML)



    Comentários (0) Enviar Comentário