Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Oferta de hospedagem cresce mais de 70% no Brasil nos últimos 5 anos

25 de Julho de 2017 Autor: Tatiane Serafim

Oferta de hospedagem cresce mais de 70% no Brasil nos últimos 5 anos

Em Linhares, o secretário municipal de Turismo diz que a cidade possui uma excelente estrutura hoteleira, agora é preciso criar ações para suprir a oferta

O Brasil tem se tornado cada vez mais um país turístico e a melhoria em sua estrutura hoteleira e oferta de leitos têm contribuído para o fortalecimento do setor. Numa pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou um crescimento de 70% na oferta de hospedagem nos últimos 5 anos, passando de 373.673 vagas em 2011 para de 639.352 no ano passado. Atualmente o país tem capacidade para acomodar, simultaneamente, 2,4 milhões de pessoas. Mega eventos, como a Copa do Mundo, impulsionaram a preparação para receber os turistas.

No Espírito Santo existem 25.591 unidades habitacionais (suítes, apartamentos, quartos, chalés), o que representa 53.315 mil leitos, sendo 32.900 leitos duplos e 20.415 leitos simples, distribuídos em 1.545 estabelecimentos em todo território capixaba. Os dados foram levantados pela secretaria estadual de Turismo (Setur). Esta foi a primeira vez que o estado realizou este tipo de levantamento.

Para atender a oferta de hospedagem no estado, o governo está investindo pesado na atração de turistas. Para se ter ideia, somente nos últimos dois anos foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões anuais em ações de qualificação, gestão, infraestrutura turística, publicidade, convênios, parcerias e eventos. 

Divulgação

A Setur tem realizado feiras e eventos de níveis nacionais e internacionais, capacitação de agentes de viagens, campanha em redes sociais e na web. Além disso, a secretaria investe em propaganda fora do estado com Presstrips e Famtour (parceria com entidades e trade do turismo), anúncios em revistas de bordo e turismo. Captação de matérias em grandes canais de televisão, sites e revistas de turismo. Editais para regiões turísticas para elaboração de site, aplicativo e banco de imagens (região dos Imigrantes, Costa e Imigração, Montanhas Capixabas, Caparaó). Reformulação do site promocional, mais moderno dinâmico e acessível. 

Qualificação profissional

O Qualifica ES Turismo vem sendo desenvolvido desde 2010 já beneficiou mais de 13 mil pessoas em todo o Estado. Sempre com o intuito de promover o desenvolvimento do turismo e estimular o crescimento socioeconômico das 10 regiões turísticas, os cursos são ministrados por instrutores qualificados e criteriosamente selecionados. Os cursos gratuitos são ofertados nos seguintes segmentos: meios de hospedagem; bares, restaurantes e similares; guias de turismo; transportadoras turísticas; agências de viagens e demais áreas que atuam diretamente com turistas. Até 2016 mais de 14 mil pessoas foram qualificadas.

Linhares conta com excelente estrutura hoteleira e grande potencial turístico 

Nos últimos anos, Linhares também sentiu esse crescimento na oferta de hospedagem com a chegada de novos empreendimentos, muitos deles de grandes redes hoteleiras, inclusive internacionais. O boom na criação de novos leitos se deu ao crescimento econômico da cidade que atraiu, principalmente, o turismo de negócios.

De acordo com dados recentes levantados pela secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio da Setur, Linhares conta hoje com 1.108 unidades habitacionais, ofertando 836 leitos simples e mais 714 leitos duplos. A maior parte dos estabelecimentos na cidade ainda é formada por pousadas, representando 39,4% do total. Em seguida os hotéis representam 33,3%, motel: 21,2%, pensão de hospedagem: 3,1% e flat/aparthotel: 3,0%.

Para o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, antes o turismo era pouco explorado na cidade porque não havia estrutura. “Agora temos estrutura e precisamos realizar ações para suprir a oferta”. Na visão do secretário contar apenas com o turismo empresarial não é suficiente. “Nossa rede hoteleira é muito boa, porém, o turismo local não acompanha. Exploramos pouco nosso potencial turístico”. Ivan se refere ao vasto litoral linharense, além das 69 lagoas, cachoeira e o turismo rural, que também é forte no município. 

Projetos

Ivan Salvador destacou os principais projetos e ações que estão sendo desenvolvidos pela secretaria municipal:

- A reativação do Conselho Municipal de Turismo, reestruturando o turismo da cidade e colocando em dia as documentações e levantamentos para que o município consiga apoio junto ao estado e ao governo federal, através de convênios.

- Sinalização turística – já está em andamento o projeto que prevê a sinalização turística em toda a cidade, facilitando o acesso das pessoas nos pontos turísticos da cidade, principalmente praias e lagoas;

- Travessia aquática – esse projeto prevê a travessia embarcada da Lagoa Juparanã e também de Regência a Pontal do Ipiranga;

- Informações Turísticas Móvel – um ônibus deverá ser um ponto de apoio e informações aos turistas da cidade, que ficará em pontos estratégicos de acordo com os períodos do ano e eventos que foram realizados na cidade;

- Eventos Culturais – a secretaria vai investir ainda mais em manifestações culturais como a festa de Caboclo Bernardo, em Regência; Forró Pontal, no Pontal do Ipiranga; e Festa do Robalo, em Povoação (que são hoje referência na região e atraem turistas do Brasil inteiro);

- Calendário cultural e esportivo – a secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer está elaborando um calendário fixo para 2018 com todos os eventos da cidade, incluindo os esportivos, para que seja divulgado dentro e fora do estado.



    Comentários (0) Enviar Comentário