Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Finalistas do 1º Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau são selecionados

19 de Julho de 2017 Autor:

Finalistas do 1º Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau são selecionados

Sete amostras foram classificadas e seguirão para fábrica de chocolate da Ceplac em Ilhéus (BA), que fará o processamento para julgamento final 

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Agricultura, realiza neste ano, a primeira edição do Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau, com o objetivo de incentivar a produção com qualidade e novas oportunidades de comercialização do produto. A iniciativa é realizada em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Cooperativa dos Produtores de Cacau do Espírito Santo (Coopercau), Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal) e Associação dos Produtores Rurais de Perobas e Adjacências (Apropeba).

Nessa quarta-feira (19), foram divulgadas as amostras classificadas, que seguirão para a fábrica de chocolate da Ceplac em Ilhéus (BA), onde será realizado o processamento das amêndoas para julgamento final. No total, 43 produtores inscreveram-se no concurso, 28 apresentaram as amêndoas e destas, 7 amostras foram selecionadas para a segunda etapa. Durante este processo os classificadores do MAPA/Ceplac/Esfipe - Álvaro Cândido da Silva, Cândido Neves dos Santos e Luís Sousa Silveira - foram os responsáveis pela prova de corte das amêndoas. "Neste primeiro processo de classificação nós verificamos os tipos de amêndoas recebidas, que foram tipo 1, 2 e 3. Dentro das sete amostras selecionadas nós tivemos quatro do tipo 1 e três do tipo 2, que seguirão para o processamento e avaliação", explicou Álvaro Cândido.

Durante o processo de classificação, os tipos utilizados como referência são determinados pelo processo de eliminação em uma escala de defeitos: mofo, fumaça, amêndoas germinadas, ardósia, violetas e com impureza. "Dentre as sete amostras que serão processadas, não necessariamente serão escolhidas as que são do tipo 1. Fatores como terreno onde foi produzido o fruto, genética e manejo, também são determinantes para um produto final de qualidade", concluiu o classificador.

Para secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot, o concurso é uma forma de incentivar o produtor na produção de qualidade. "Nós acreditamos que com iniciativas como esta, nossos produtores possam vislumbrar a qualidade na produção e as oportunidades de mercado, uma vez que o produto é matéria prima do chocolate, tanto para o mercado interno, quanto para o mercado externo. São todos esses fatores juntos, que fazem uma produção mais atrativa para a comercialização, o que agrega melhor rentabilidade e consequentemente mais oportunidades", afirmou o secretário.

O corpo de jurados escolhido para a tarefa de classificar as amostras de amêndoas na Bahia será composto por: Albertus Bernardus Eskes, do  Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad); Adriana Reis, bióloga, mestre em genética e biologia molecular e Gerente de qualidade do Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Neyde Alice Belo Pereira, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Os especialistas irão avaliar características físico-químicas e testes sensoriais - que incluirão prova degustativa do chocolate produzido com amêndoas das propriedades participantes. Os cinco primeiros colocados serão anunciados em evento no mês de agosto e ganharão troféu personalizado, além de uma máquina de fabricação artesanal de chocolate para o grande vencedor.

Todo o processo de classificação das 28 amostras de amêndoas apresentadas no 1º. Concurso Municipal de Qualidade de Amêndoas de Cacau é realizado por meio de códigos. Não houve pelos classificadores ou haverá pelos jurados o acesso ao nome/propriedade de origem do produto. 

Próximas etapas do concurso (Cronograma):

- 21/07/2017 - Envio das 07 (sete) melhores amostras para Ceplac (BA) processar amêndoa

- Até 10/08/17 - Envio do chocolate de cada amostra para avaliação final em Linhares

- 19/08/2017 - Divulgação do resultado final e evento de premiação



    Comentários (0) Enviar Comentário