Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Estoques de três tipos de sangue estão esgotados e Hemocentro de Linhares convoca doadores

01 de Agosto de 2017 Autor: Redação CE

Estoques de três tipos de sangue estão esgotados e Hemocentro de Linhares convoca doadores

Bolsas com sangue A negativo, B negativo e O negativo estão em falta

O Hemocentro de Linhares, que fornece bolsas de sangue para pacientes do Hospital Geral de Linhares, do Hospital Rio Doce e do Hospital São Camilo, de Aracruz, está com os estoques de três tipos sanguíneos esgotados: A negativo, B negativo e O negativo. 

De acordo com Renata Fonseca, chefe do núcleo de hemoterapia de Linhares, o tempo frio, aliado ao período de férias, afastou os doadores. Contudo, as necessidades dos hospitais, que recebem pacientes de diversas localidades do norte do Estado, continuam em alta. “Somente um paciente cardíaco, que passa por cirurgia, demanda uma média de 10 bolsas de sangue”, exemplifica Renata. 

Pensando nisso, o Hemocentro de Linhares convoca os doadores - frequentes ou novos - para essa apoiar essa causa. 

Procedimentos para a doação

Para doar sangue o indivíduo deve comparecer ao hemocentro munido de um documento de identidade com foto. Ele precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e alimentado. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais.

O doador deve dispor de 45 a 50 minutos do seu tempo para passar por todo o processo de doação, que se inicia numa triagem e termina na coleta. Este último procedimento leva apenas 4 ou 5 minutos, conforme estima Renata.

O Hemocentro de Linhares funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, na Avenida João Felipe Calmon, 1305, Centro, ao lado do Hospital Rio Doce.



    Comentários (0) Enviar Comentário