Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Desfile de 7 de Setembro reúne 20 mil pessoas em Linhares

07 de Setembro de 2017 Autor:

Desfile de 7 de Setembro reúne 20 mil pessoas em Linhares

Rua e arquibancadas lotadas. Bandeiras nas mãos, rostos pintados e olhos atentos em cada apresentação. Foi assim que mais de 20 mil pessoas acompanharam o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro na manhã de ontem, quinta-feira (7), em Linhares. Pela primeira vez o Desfile aconteceu fora da Grande Vitória e foi bem recebido. Público vibrante devolvendo com a mesma intensidade a apresentação de militares, agentes de segurança, estudantes, artistas, entidades filantrópicas e assistenciais e diversos setores da sociedade civil organizada.

A abertura oficial aconteceu após o governador do estado, Paulo Hartung, ao lado do prefeito de Linhares, Guerino Zanon passar pela revista das tropas. Em carro aberto do Exército Brasileiro, os chefes dos executivos estadual e municipal receberam também a saudação do público presente no evento.

Em entrevista coletiva, o governador Paulo Hartung reafirmou aprovação ao modelo itinerante das Comemorações ao 7 de Setembro. Hartung ressaltou ainda a importância do evento para fortalecer os valores cívicos e o sentimento de patriotismo. "Muito legal transformar esta festa em um formato itinerante por todo nosso Estado. Já fizemos na Grande Vitória e foi um sucesso. Agora estamos fazendo em Linhares e a emoção da população é perceptível, assim, democratizamos um grande evento em terras capixabas", destacou o governador.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, elogiou mais uma vez a decisão do governador Paulo Hartung de realizar o desfile cívico-militar em um município do interior, dando assim uma oportunidade única para que muitos capixabas comparecessem a esse tipo de evento pela primeira vez em suas vidas. “Agradecemos ao governador pela democratização do desfile”, disse.

Hartung também celebrou a data da Independência. "Um dia importante em que celebramos a Independência do país em uma crise que é a pior da história do Brasil. É hora de refletirmos para tirar o país desta encrenca e fazer as coisas necessárias. É importante termos clareza que não existem atalhos e salvadores da pátria. Não existem soluções fácies para problemas complexos. A crise do país é muito grave e precisamos de uma solução robusta para sair desta situação", alertou o governador.

Quem abriu o desfile foi o Grupamento Aéreo da Polícia Militar. Quatro Árpias fizeram sobrevoo pela avenida, saudando o público. Uma delas lançou sobre o público pétalas de rosas como símbolo de agradecimento e paz. Na sequência passaram pela avenida diversos exemplares de motocicletas da marca Harley Davidson e veículos antigos, como Dodge Americano.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia valorizou a iniciativa, saudou militares e civis que desfilaram pela avenida. Mostrou também o quão importante o ato é para as novas gerações.

“Varias crianças foram trazidas hoje para prestigiar o desfile. É um ato de amor e respeito a nossa pátria e esses valores devem ser incutidos desde novos. Muito importante ver esse ambiente de reciprocidade entre agentes de segurança e o público”, frisou o secretário.

Ao todo três mil componentes, entre civis e militares, participaram do desfile que foi organizado pela Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado. O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Daltro Ferrari não escondeu a felicidade em ver o retorno do público e de quem desfilou.

“O governador acertou quando pediu que organizássemos o desfile em Linhares. Mostra nossa proximidade com os capixabas, que retribuíram com seu senso de civismo e patriotismo. Tenho certeza que esse carinho virá de qualquer canto do Espírito Santo. É uma sensação de dever cumprido muito grande”, explicou o coronel.

Integrantes das Forças de Paz da ONU; da Escola de Aprendizes de Marinheiros; da Capitania dos Portos; do 38° Batalhão de Infantaria; da Polícia Militar; da Polícia Civil; do Corpo de Bombeiros Militar; da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; do Clube dos Desbravadores; dos Escoteiros do Brasil; Pestalozzi de Linhares e Centro de Valorização da Vida passaram pela avenida saudando autoridades, carregando os pavilhões: nacional, do Estado e municipal.

Ao todo, nove municípios das Regiões Norte e Noroeste do Estado participaram do Desfile Cívico-Militar, com apresentação de escolas e atividades culturais. São eles: Aracruz, Colatina, Conceição da Barra, Ibiraçu, João Neiva, Governador Lindenberg, Linhares, que sediou o evento, Marilândia e Sooretama.

Alunos das Escolas Estaduais de tempo parcial e tempo integral (Escola Viva) participaram do desfile. As unidades levaram aproximadamente 50 estudantes. A Escola Viva de Linhares começou a funcionar no município este ano, com 600 vagas

Comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, o coronel Nylton Rodrigues destacou a aproximação entre a corporação, quase bicentenária, com o público. "Uma oportunidade não só para os nossos capixabas, conterrâneos de estar perto de nós, mas para os nossos militares que recebem esse carinho do público do Norte e Noroeste do Estado. Sinal de que estamos trabalhando em sintonia", comentou o coronel Nylton.

Segurança e comodidade

Todo o entorno da Avenida Genésio Garcia Durão – a avenida das ciclovias –, recebeu os separadores, que delimitou o espaço do público ao dos componentes que desfilaram. Pessoas com deficiência, idosos, gestantes e pessoas que necessitavam de acomodações especiais contaram com arquibancada e tenda exclusiva. Após o desfile, o fluxo de mobilidade pelas ruas do bairro Três Barras foi normalizado.

Ordem do desfile:

1) Abertura

- Aeronaves do Governo do Estado

- Grupamento de Motos Halley Davidson

- Grupamento de carros Antigos

2) Grupamento das Forças Militares Federal

- Comando do Grupamento de Desfile Militar

- Integrantes das Forças de Paz da ONU

- Grupamento de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira

- Escola de Aprendizes-Marinheiros

- Capitania dos Portos

- 38º Batalhão de Infantaria

- Tiro de Guerra de Linhares

3) Grupamento dos Órgãos de Segurança Publica e Justiça

- Polícia Militar do Espírito Santo

- Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo

- Grupo de Operações Táticas da Polícia Civil do Espírito Santo

- Departamento de Operações Táticas da Secretaria Estadual de Justiça

- Guarda Municipal de Linhares

4) Grupamento de entidades civis

- Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

- Grupamento Maçom

- Clube dos Desbravadores

- Escoteiros do Brasil

- Pestalozzi de Linhares

- Centro de Valorização da Vida

5) Grupamento de Prefeituras da região Norte

- Prefeitura Municipal de Aracruz

- Prefeitura Municipal de Colatina

- Prefeitura Municipal de Conceição da Barra

- Prefeitura Municipal de Ibiraçu

- Prefeitura Municipal de Governador Lindemberg

- Prefeitura Municipal de João Neiva

- Prefeitura Municipal de Linhares

- Prefeitura Municipal de Marilândia

- Prefeitura Municipal de Rio Bananal

- Prefeitura Municipal de Sooretama

FOTO: Leonardo Duarte/Secom-ES



    Comentários (0) Enviar Comentário