Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Coronel Ferrari dá detalhes do desfile de 7 de Setembro em Linhares

27 de Julho de 2017 Autor: Tatiane Serafim

Coronel Ferrari dá detalhes do desfile de 7 de Setembro em Linhares

Os municípios de Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, Ibiraçu e São Mateus já confirmaram participação no ato cívico

Na manhã de hoje (27), o coronel Daltro Ferrari, chefe da Casa Militar do Espírito Santo, esteve em Linhares e visitou as instalações do jornal Correio do Estado (CE), no bairro Shell. Em entrevista, cel Ferrari deu mais detalhes sobre o Desfile Cívico de 7 de Setembro que será realizado este ano em Linhares e deve reunir vários municípios da região. São esperados cerca de 1.700 homens das Forças Armadas para participar do evento, além grupos de sociedades organizadas e escolas.

O anúncio da descentralização do desfile foi feito recentemente pelo governador Paulo Hartung, que na oportunidade, também criou a Semana da Pátria, que deve ser celebrada este ano entre os dias 1º e 7 de setembro.

Em primeira mão, o cel Ferrari deu detalhes da cerimônia em Linhares. Alguns itens já estão confirmados e outros ainda estão em fechamento.

O desfile vai acontecer no bairro Três Barras, na Avenida Genésio Ferrari (onda há ciclovia), a partir das 9h30, e seguirá no sentido BR-101/fórum da cidade (conforme mapa anexo à notícia). Um sentido da via (lado direito) será cercado para a passagem do desfile e o outro acomodará a população que irá prestigiar o evento. O palanque das autoridades será instalado próximo ao cerimonial Le Pallace, onde também haverá espaço de apoio à imprensa.

A estimativa do chefe da Casa Militar é que cerca de 1.700 homens das Forças Aramadas participem do ato cívico. Serão 580 integrantes do Exército, 220 da Marinha, 700 policiais militares, 60 policiais civis, 120 homens do Corpo de Bombeiros e mais 46 agentes penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Eles chegarão à cidade de caravanas escoltadas.

Também irão participar os grupos de sociedades organizadas como Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), Desbravadores, Escoteiros e Maçonaria, além das escolas.

Os municípios de Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, Ibiraçu e São Mateus já confirmaram participação no ato cívico, que deve reunir milhares de pessoas e está sendo considerado pelo coronel um dos maiores já realizados por ele, desde 2003.

Programação do desfile

A cerimônia terá início às 9h30 da manhã com a chegada da tocha, trazida por um grupo de motoqueiros, que será entregue ao governador o qual acenderá uma pira. Em seguida haverá o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e dos municípios participantes com exibição dos respectivos hinos. Depois haverá a Revista da Tropa e na sequência tem início o desfile. 

Escolha de Linhares

Segundo Daltro Ferrari, Linhares foi escolhida para receber o desfile porque é uma das maiores cidades da região Norte do estado e, principalmente, porque oferece uma excelente infraestrutura que comporta toda a logística e organização do evento. Ele ressaltou que a cidade possui as ruas planas e largas, que contribuem. 

Resgate cívico

Para o chefe da Casa Militar, trazer o desfile para o interior,  é uma forma de resgatar o civismo nas pessoas. “Estamos perdendo alguns valores com o passar do tempo. Antes havia apego à pátria e hoje não. e para trazermos isso de volta, a melhor forma é resgatar os símbolos de estado, valorizar a educação, a disciplina e promover o amor ao próximo”, disse o cel Ferrari.

Segundo o coronel, as crianças se envolvem e se espelham nos integrantes das Forças Armadas e isso contribui para que no futuro sigam um caminho semelhante ao invés das drogas e violência. 

Semana da Pátria

O decreto assinado pelo governador Paulo Hartung e que criou a Semana da Pátria, também criou uma comissão organizadora dos eventos que serão realizados entre os dias 1º a 7 de setembro.

Alguns pontos da programação já estão definidos como a abertura da semana com acendimento de uma pira que ficará na Praça Costa Pereira. No segundo dia está prevista a realização dos Jogos da Pátria, em Camburi e exposição com estandes em shoppings da capital. No quarto dia haverá ato cívico em escolas dos municípios do interior e no último dia o desfile em Linhares.

Desfile de 7 de Setembro

- Local: na Avenida Genésio Ferrari (onde há ciclovia), bairro Três Barras

- Horário: início às 9h30

- Participantes: 1.700 homens das Forças Armadas, sociedades organizadas e escolas

- Cronograma: acendimento pira; hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e dos municípios participantes; exibição de hinos; Revista da Tropa e início do desfile.

- Aberto ao público



    Comentários (0) Enviar Comentário