Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Cidades

Biblioteca Municipal de Linhares celebra 50 anos em noite de homenagens, música, exposição de livros e poesia

22 de Junho de 2017 Autor:

Biblioteca Municipal de Linhares celebra 50 anos em noite de homenagens, música, exposição de livros e poesia

Além de ex-funcionários que atuaram na biblioteca, o evento também contou com a presença do governador Paulo Hartung e outras autoridades

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, recebeu o governador Paulo Hartung, na noite da última terça-feira (20) para celebrar o Jubileu da Biblioteca Municipal de Linhares "Antonio Azevedo Lima". As festividades foram realizadas na tradicional Praça 22 de Agosto, espaço em que a biblioteca está localizada, e foram marcadas por homenagens, música, exposição de livros de escritores linharenses e muita poesia.

Um selo comemorativo que será utilizado pelos Correios foi lançado durante o evento, que contou ainda com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Erick Musso, do secretário Chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Júnior, além do Presidente da Câmara, Ricardo Bonomo, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.

O prefeito Guerino Zanon confidenciou que foi um assíduo frequentador da biblioteca na época em que trabalhava em um hotel próximo a sua antiga sede na Avenida Governador Lindenberg. Para ele, as comemorações se abrem para além dos livros, para uma lição de cidadania que teve como exemplo o ex-prefeito Senatilho Perin que construiu a biblioteca em sua gestão.

O prefeito também exaltou a atuação dos funcionários e ex-funcionários da biblioteca que dedicam suas vidas aos livros. "A biblioteca tem a função de expandir o conhecimento, é uma potente ferramenta para o desenvolvimento dos cidadãos da nossa cidade e dos nossos alunos, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino aprendizagem. A biblioteca contribuiu muito para a minha formação", explicou Zanon, que ganhou uma carteira de leitor que dá o direito a ele ao empréstimo de livros que fazem parte do acervo de 23 mil exemplares.

Inclusão

Em discurso, o governador Paulo Hartung ressaltou a importância do acesso ao conhecimento como ferramenta transformadora e instrumento de inclusão, promovendo maiores condições de igualdade e oportunidades em terras capixabas. "Essa é uma bela celebração. Quando convidado, rapidamente aceitei o convite. Eu aprendi cedo e, lendo muito, que uma comunidade não tem futuro se ela não conhece profundamente o seu passado. E é isso o que acontece aqui. Estamos abrindo a janela e visitando o passado de Linhares. Essa viagem na história do município encontra um marco importante que é a biblioteca e me permitam citar, Fernando Pessoa: 'cultura porque a vida não basta'. Cultura conectado com acesso muda as pessoas e a sociedade", disse Paulo Hartung.

Homenagem

Ao longo do evento, o selo foi entregue em forma de honraria a pessoas que contribuíram para a história do local: o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; a professora e contadora de histórias Josmari Araújo dos Santos; o fotógrafo Luiz Marcelino do Nascimento - o Seu Luiz -; a funcionária da biblioteca Maria Simon Fernandes e um dos leitores mais assíduos da biblioteca, Jocival Marchiori - atualmente diretor do Colégio Estadual.

O evento contou ainda com apresentação do Coral da Igreja Batista do bairro São José, exposição da memória história da biblioteca com a professora Arlêne Campos, exposição com obras de escritores linharenses, sarau literário nas dependências do órgão, além de poesia com o Professor Pereira.



    Comentários (0) Enviar Comentário