Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Notícias - Agricultura

Seminário da Pimenta do Reino marca o terceiro dia de Lidera Agronorte

07 de Outubro de 2017 Autor:

Seminário da Pimenta do Reino marca o terceiro dia de Lidera Agronorte

Como parte da programação da Lidera Agronorte, evento que reúne produtores rurais, especialistas do agronegócio e empresas do setor para troca de conhecimentos e geração de negócios, aconteceu na manhã de sábado (07) o Seminário da Pimenta do Reino, com discussões focadas exclusivamente nessa cultura.

Segundo a organização do encontro, muitos produtores estão investindo nesta atividade, porém, em muitas plantações ainda não há o domínio do manejo da lavoura. Trazer soluções para este problema tornou-se, portanto, um dos principais objetivos da Lidera Agronorte. A plateia presente no auditório ouviu as instruções dos especialistas e, ao final, pode tirar dúvidas com uma rodada de perguntas.

Um dos palestrantes do evento, Erasmo Negris, Presidente da Coopbac (Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré), falou sobre as oportunidades de exportação da pimenta-do-reino capixaba cuja produção deve subir de 15 mil ton para 30 mil ton na safra 2017\2018, segundo as previsões repassadas pelo especialista. Ele afirmou que o mercado europeu é o melhor pagador, mas é também um dos que mais exige qualidade e garantia de mercado. Cabe ao produtor ficar atento a esses fatores e buscar oferecer o melhor produto.

Pedro Veloso, analista de agronegócios SEBRAE / ES, apresentou as opções de consultoria e apoio que a instituição oferece aos produtores, a fim de ajudá-los a agregar ainda mais qualidade à produção e diferenciar o produto – visando, até mesmo, à exportação. Um desses serviços de consultoria dura 10 meses e gera um custo de simbólico ao homem do campo – que arca com apenas 10% dos custos. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sebrae de Linhares, que também oferece suporte para produtores de outras regiões do norte do Estado.

O seminário da pimenta do reino ainda contou com as palestras de Vitor Bonomo, Produtor e Engenheiro Agrônomo da Coopbac, que falou sobre os processos de colheita e pós colheita da pimenta, e Rolando Martin, exportador e presidente da Acepe (Associação Capixaba de Exportadores de Pimentas e Especiarias), que falou sobre tendências de comercialização e exportação de pimenta do reino.

 

A cobertura completa do terceiro e último dia de atividades da Lidera Agronorte você confere na edição impressa de terça-feira (10) do jornal Correio do Estado. 



    Comentários (0) Enviar Comentário