Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Matérias

Você tem resiliência?

02 de Janeiro de 2018

Você tem resiliência?

A palavra resiliência está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, superar momentos difíceis e não ceder à pressão, independentemente da situação.

E você, o que faz em tempos de adversidades? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta? Saiba que existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiar com eles, aprender e crescer emocionalmente. Elas possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos. Pessoas com essas capacidades são consideradas resilientes.

A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não trabalhar bem sob pressão. É mais que educação, experiência, treinamento. O nível de resiliência de uma pessoa determina quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Quanto mais resiliente é uma pessoa, mais forte e preparada ela estará para lidar com as adversidades da vida.

O sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas que o indivíduo pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento. E a resiliência é resultado de aprendizagens de vida, o que torna possível qualquer pessoa a desenvolver.

Porém, para que uma pessoa consiga desenvolver resiliência dentro de si, é preciso considerar alguns fatores:

• Ter por perto pessoas que proporcionam momentos significativos;

• Fazer planos realistas, saber planejar e seguir o que foi pensado;

• Pensar positivo. Pense que você consegue lidar com fortes emoções e que consegue lidar com impulsos;

 

Consegue compreender que essa habilidade não é destinada a apenas alguns tipos de pessoas? Para aqueles que querem e desejam ser mais resilientes, contem também com o suporte de um profissional.