Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Matérias

As paradas tradicionais do Pastel com Caldo de Cana na BR 101

25 de Agosto de 2017

As paradas tradicionais do Pastel com Caldo de Cana na BR 101

Hummm só de falar já da água na boca. Quem é que resiste a um pastel com caldo de cana? Quando falamos sobre Ibiraçu é impossível não se lembrar do famoso pastel. Na região são mais de 10 paradas que oferecem a iguaria aos turistas e visitantes. Eu conversei com o Gilberto Nazaré Junior, sócio proprietário do Califórnia. Ele me contou algumas curiosidades que quero dividir com vocês.

O Califórnia foi fundado em 1959 pelo pai dele. No início, o pastel era frito na gordura de porco e no fogão a lenha. Apenas dois sabores eram oferecidos: carne e queijo. Hoje já são mais de 30 combinações de recheios e 120 funcionários. Gilberto disse ainda que eles recebem diariamente 2 mil pessoas e que quando chega o verão ou os feriados, esse número chega a 5 mil pessoas. Incrível, não é?

Outro ponto que chama atenção é a Parada Ibiraçu, que funciona 24h. Isso mesmo! Ela não fecha e tem sempre pastel frito na hora e muitas outras delícias. Mas há ainda outras curiosidades. A Parada Sfalsin, por exemplo, já entrou para o livro dos recordes por ter, na época, 47 anos de funcionamento sem nunca ter fechado as portas. Hoje já se vão quase 50 anos e muita história pela frente.

Vamos ser sinceros? Em meio a polêmica da duplicação ou não da BR 101 pela Eco 101, bem que a gente tem um bom motivo para atravessar a rodovia. Pastel com caldo de cana, na realidade, é uma verdadeira tradição de quem sai de Linhares para ir até Vitória ou em alguma localidade que passe por Ibiraçu. 

Em qualquer uma que você parar é possível esquecer a lentidão da BR 101 saboreando os inúmeros pastéis e as variações do caldo de cana que, se você pedir, pode vir com um limãozinho espremido. Aliás, vai uma dica preciosa: o saboroso e bom caldo de cana tem aquele “colarinho”, que nem o “chopps”. Eu amo!

De carne, queijo, palmito e muitos outros sabores, todos os pastéis das paradas citadas acima são deliciosos, bem recheados e sequinhos. Bom, nem sempre. Mas o que é uma gordurinha diante de uma tradição que atravessa décadas?

Então, quando estiverem em Ibiraçu não deixem de conferir e aproveitar essas delícias! 

Alexandre Araújo

 

FOTOS - REPRODUÇÃO