Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Matérias

Linhares tem a melhor empada do mundo! Não é Tia Lolla?

04 de Agosto de 2017

Linhares tem a melhor empada do mundo! Não é Tia Lolla?

A empada é um salgado super popular em Portugal que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Trata-se de uma massa preparada com farinha de trigo e assada no forno geralmente em formas individuais, ou então em versões de empadões, que ficam semelhantes a uma torta.

As empadinhas podem, tanto ser recheadas com frango – um dos ingredientes mais tradicionais – quanto com qualquer outro recheio de sua preferência, como camarão, carne seca, linguiça, queijos, e até legumes ou frutos do mar. A variedade é imensa e tem para todos os gostos. E paladares.

Pode estar em Linhares a melhor empada do mundo. Sim, não é pretensão nenhuma. Isto porque a receita é de ninguém mais, ninguém menos do que dela: Enediana Mattos, ou simplesmente Tia Lolla.

Ela é muito conhecida por suas famosas empadas de camarão. Ele faz uma massa deliciosa que fica diferente de qualquer outra, daquelas que desmancham na boca. Quando as fornadas saem, é uma alegria comê-las bem quentinhas – confesso!

No meio do movimentado centro próximo a Vivace Homem, em um pequeno espaço apenas com uma mesa tipo balcão e algumas mesas e cadeiras, ela serve uma boa variedade de empadas. Dependendo do horário, a concorrência para conseguir sentar por ali é grande.  Geralmente nos fins de tarde. Mas tem quem prefira levá-las para degustar em casa.

A receita imbatível da Tia Lolla faz com que a empada receba o status que ela merece: capaz de roubar a cena e se tornar a estrela de programas de televisão que vez ou outra estão ensinando diversas receitas. Acredito que nenhuma consiga chegar aos pés das que ela faz. Eu disse: ne-nhu-ma!

Leves, sequinhas, amanteigadas, quebradiças e com recheios generosos, as empadas da Tia Lolla são clássicas e estão sempre à frente na preferência geral. A massa é artesanal e as empadas são produzidas na própria cozinha do seu espaço, diariamente, por isso, são sempre fresquinhas. Com recheios de frango, camarão ou palmito – a escolha é sua!-, elas esfarelam na medida certa e desmancham na boca

As empadinhas são saborosas, versáteis e podem ser servidas em qualquer ocasião, desde o café da manhã até o jantar. As da Tia Lolla então, têm o meu, o seu, o nosso respeito.

Alexandre Araújo

 

FOTO - REPRODUÇÃO