Jornal Correio do Estado - O Jornal que todo Mundo lê

Matérias

Relacionamento com os stakeholders

15 de Agosto de 2017

 Relacionamento com os stakeholders

O objetivo de todo gestor/empresário é maximizar o resultado dos seus negócios. É agregar valor, aumentando a riqueza da empresa e dos seus proprietários. É claro que para atingir este objetivo, a empresa interage com várias pessoas e instituições, tais como o governo, órgãos ambientais, time de funcionários/colaboradores, comunidade onde ela está inserida, entre outros. Todas essas pessoas e instituições que interagem e tem interesse nas operações da empresa, nós chamamos de stakeholders.

Grandes e bons negócios acabam não se sustentando se não existir um relacionamento de harmonia entre os stakeholders e os gestores e proprietários do negócio. O gestor deve ter uma boa relação com a comunidade, com os empregados e com todos aqueles que interagem com a empresa. A satisfação dos clientes é a principal meta a ser atingida por uma empresa que deseja crescer e se manter no mercado. Mas não é o suficiente, é imperativo que se respeite os stakeholders também.

Uma empresa que possui boa interação com a comunidade onde ela está inserida consegue obter uma série de benefícios. Entre eles, a atração de bons talentos, aumentando o seu capital intelectual e competitividade; boas oportunidades de negócios; divulgação e publicidade “boca a boca”; além de resultados financeiros consistentes.

Estudos comprovam que um ambiente harmônico é mais produtivo, fazendo com que a equipe seja mais eficiente e consiga com isso melhores resultados, inclusive resultados financeiros. Portanto, adotar um bom relacionamento com os stakeholders é um desafio muito importante para as organizações, não podendo de forma alguma ser negligenciado.

Pense nisto! E como sempre digo: Vamos em Frente!

Abel Fiorot

 

FOTO - REPRODUÇÃO